Comentários recebidos nos poemas por Vilma Oliveira
SONETO DOS CONTRASTES
Salvador disse:
Muito bom esse soneto, estudei as regras desse estilo faz poucos dias e você foi perfeita. Parabéns!
2 de maio de 2026 20:30
Salvador disse:
Muito bom esse soneto, estudei as regras desse estilo faz poucos dias e você foi perfeita. Parabéns!
2 de maio de 2026 20:30
TARDE DEMAIS!
Versos Discretos disse:
Seu poema constrói uma atmosfera elegíaca poderosa, onde a repetição do “Eu” reforça a entrega absoluta e a erosão do tempo. As imagens de murchar, luto e palidez criam uma progressão trágica consistente, conduzindo com precisão ao desfecho inevitável. O último verso encerra com contundência, transformando arrependimento em impacto duradouro.
30 de abril de 2026 18:02
Versos Discretos disse:
Seu poema constrói uma atmosfera elegíaca poderosa, onde a repetição do “Eu” reforça a entrega absoluta e a erosão do tempo. As imagens de murchar, luto e palidez criam uma progressão trágica consistente, conduzindo com precisão ao desfecho inevitável. O último verso encerra com contundência, transformando arrependimento em impacto duradouro.
30 de abril de 2026 18:02
TARDE DEMAIS!
Arthur Santos disse:
Este poema é uma elegia ao amor tardio e à desilusão.
Com um tom carregado de romantismo trágico, exploras o contraste entre a espera devota (botão de rosa) e a chegada inútil do amado. A força do texto reside na ironia do tempo: o TU chega exatamente quando o EU já se transformou em luto e ausência.
É um grito de resignação final, onde a morte (real ou simbólica) serve como o único refúgio contra um amor que não soube chegar a horas. O verso final — (Tarde demais!) — sela o destino de uma vida gasta a esperar por quem só aparece quando já não há nada para colher. Muito bom poema Vilma. Abraço.
30 de abril de 2026 11:46
Arthur Santos disse:
Este poema é uma elegia ao amor tardio e à desilusão.
Com um tom carregado de romantismo trágico, exploras o contraste entre a espera devota (botão de rosa) e a chegada inútil do amado. A força do texto reside na ironia do tempo: o TU chega exatamente quando o EU já se transformou em luto e ausência.
É um grito de resignação final, onde a morte (real ou simbólica) serve como o único refúgio contra um amor que não soube chegar a horas. O verso final — (Tarde demais!) — sela o destino de uma vida gasta a esperar por quem só aparece quando já não há nada para colher. Muito bom poema Vilma. Abraço.
30 de abril de 2026 11:46
QUE SEJA O MEU LIVRO ENTÃO...
Arthur Santos disse:
Este poema de Vilma Oliveira é um hino à escrita como redenção.
Amiga Vilma, descreve o teu livro não apenas como um objecto, mas como uma metamorfose espiritual: a dor (fardo) é convertida em luz, e a timidez dá lugar à eloquência. É uma obra que celebra a vulnerabilidade, onde o acto de escrever funciona como uma ponte entre o íntimo tremor do coração e a imensidão do universo. Em suma: é o retrato da escrita como um acto de coragem e cura. Parabéns.
30 de abril de 2026 11:43
Arthur Santos disse:
Este poema de Vilma Oliveira é um hino à escrita como redenção.
Amiga Vilma, descreve o teu livro não apenas como um objecto, mas como uma metamorfose espiritual: a dor (fardo) é convertida em luz, e a timidez dá lugar à eloquência. É uma obra que celebra a vulnerabilidade, onde o acto de escrever funciona como uma ponte entre o íntimo tremor do coração e a imensidão do universo. Em suma: é o retrato da escrita como um acto de coragem e cura. Parabéns.
30 de abril de 2026 11:43
SONETO MILAGROSO
Arthur Santos disse:
Adoro este teu poema amiga Vilma. conseguiste construir um quadro onde o movimento do mar se funde com a delicadeza das flores. Ao comparares lírios, rosas e dálias com sereias, conferes um carácter mítico e sedutor à natureza, sugerindo uma harmonia sagrada entre a terra e o mar.
Abandonas neste teu poema, a luz da alvorada e mergulhas na introspecção.
O negro olhar destaca-se contra a brancura das pétalas. Esse olhar é guardião de segredos e parece perdido numa imensidão que fica para além dos mares.
A figura do Amigo surge como a solução para a inquietação. A definição de amizade não é baseada apenas no afecto mas também na generosidade: O amigo é um Oásis.
Resumindo: Este é um poema de acolhimento. Começas na imensidão impessoal do mar e terminas no abraço de uma amizade verdadeira. Consegues transformar a melancolia da saudade numa celebração da partilha humana. Parabéns Vilma, continua a escrever desta maneira encantadora.
30 de abril de 2026 11:38
Arthur Santos disse:
Adoro este teu poema amiga Vilma. conseguiste construir um quadro onde o movimento do mar se funde com a delicadeza das flores. Ao comparares lírios, rosas e dálias com sereias, conferes um carácter mítico e sedutor à natureza, sugerindo uma harmonia sagrada entre a terra e o mar.
Abandonas neste teu poema, a luz da alvorada e mergulhas na introspecção.
O negro olhar destaca-se contra a brancura das pétalas. Esse olhar é guardião de segredos e parece perdido numa imensidão que fica para além dos mares.
A figura do Amigo surge como a solução para a inquietação. A definição de amizade não é baseada apenas no afecto mas também na generosidade: O amigo é um Oásis.
Resumindo: Este é um poema de acolhimento. Começas na imensidão impessoal do mar e terminas no abraço de uma amizade verdadeira. Consegues transformar a melancolia da saudade numa celebração da partilha humana. Parabéns Vilma, continua a escrever desta maneira encantadora.
30 de abril de 2026 11:38
QUE SEJA O MEU LIVRO ENTÃO...
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns, poetisa! Ficou muito eloquente o seu poema!!!
28 de abril de 2026 05:55
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns, poetisa! Ficou muito eloquente o seu poema!!!
28 de abril de 2026 05:55
SONETO VI
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns pelo belo poema!!! Abraço poético!!!
27 de abril de 2026 13:48
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns pelo belo poema!!! Abraço poético!!!
27 de abril de 2026 13:48
SONETO VI
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...li no teu soneto poesia de verdade...,...sensível! ...bonito! /// Meu carinho.
24 de abril de 2026 22:55
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...li no teu soneto poesia de verdade...,...sensível! ...bonito! /// Meu carinho.
24 de abril de 2026 22:55
SOL DA MINHA ALMA
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Simplesmente profundo, parabéns poetisa!!!
24 de abril de 2026 18:53
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Simplesmente profundo, parabéns poetisa!!!
24 de abril de 2026 18:53
SOL DA MINHA ALMA
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...comecei a ler escritos teus e já estou temendo chegar uma hora em que vai me faltar bons adjetivos pra a eles qualificar, sem me tornar repetitivo..,...só aqui nesse teu soneto eu vou ter que \"gastar\" alguns: ..encantador! ...belo! ...sublime inspiração! ...de sensibilidades mil! /// Meu carinho.
22 de abril de 2026 23:09
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...comecei a ler escritos teus e já estou temendo chegar uma hora em que vai me faltar bons adjetivos pra a eles qualificar, sem me tornar repetitivo..,...só aqui nesse teu soneto eu vou ter que \"gastar\" alguns: ..encantador! ...belo! ...sublime inspiração! ...de sensibilidades mil! /// Meu carinho.
22 de abril de 2026 23:09
SONHOS DE RAINHA
Freddie Seixas disse:
A dor do amor, pesado e lindo demais!
21 de abril de 2026 21:00
Freddie Seixas disse:
A dor do amor, pesado e lindo demais!
21 de abril de 2026 21:00
SONETO SOLITÁRIO
Oswaldo Jesus Motta disse:
Tocante. Sempre...Abraços poéticos! Um dia de luz e paz!
21 de abril de 2026 11:40
Oswaldo Jesus Motta disse:
Tocante. Sempre...Abraços poéticos! Um dia de luz e paz!
21 de abril de 2026 11:40
SONHOS DE RAINHA
Oswaldo Jesus Motta disse:
Que belo! Abraços poéticos e ótimo feriado.
21 de abril de 2026 11:39
Oswaldo Jesus Motta disse:
Que belo! Abraços poéticos e ótimo feriado.
21 de abril de 2026 11:39
SONHOS DE RAINHA
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...minha amiga (permita-me)...,...és realmente uma poeta! ...consegues dar vida às tuas inspirações com sensibilidades além da conta...,...\"sonetas\" pra valer! ...bonito! ...muito bonito! /// Meu carinho.
21 de abril de 2026 09:44
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...minha amiga (permita-me)...,...és realmente uma poeta! ...consegues dar vida às tuas inspirações com sensibilidades além da conta...,...\"sonetas\" pra valer! ...bonito! ...muito bonito! /// Meu carinho.
21 de abril de 2026 09:44
SONHOS DE RAINHA
Francisco Queiroz disse:
Que soneto lindo e ritmado! Parabéns, poetisa, pela maestria com as palavras. Um abraço fraterno!
20 de abril de 2026 21:46
Francisco Queiroz disse:
Que soneto lindo e ritmado! Parabéns, poetisa, pela maestria com as palavras. Um abraço fraterno!
20 de abril de 2026 21:46
AMOR IMORTAL AMOR!
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...que poema mais bonito, sô! ....a essência dessa tua inspiração me remeteu a Vinícius, o de Moraes...,...um \"casamento\" entre amor, paixão e desejo \"no ponto certo\"! ...uma poesia poesia! /// Meu carinho.
19 de abril de 2026 09:55
Sergio Neves disse:
SERGIO NEVES - ...que poema mais bonito, sô! ....a essência dessa tua inspiração me remeteu a Vinícius, o de Moraes...,...um \"casamento\" entre amor, paixão e desejo \"no ponto certo\"! ...uma poesia poesia! /// Meu carinho.
19 de abril de 2026 09:55
AMOR IMORTAL AMOR!
LEIDE FREITAS disse:
Muito bonito! Boa noite!
Excelente fim de semana!
18 de abril de 2026 21:01
LEIDE FREITAS disse:
Muito bonito! Boa noite!
Excelente fim de semana!
18 de abril de 2026 21:01
DESENCANTOS D’ALMA
Maria do Socorro Domingos disse:
Um desencanto que gerou versos encantadores!
Parabéns, Vilma!
Abraços.
17 de abril de 2026 06:39
Maria do Socorro Domingos disse:
Um desencanto que gerou versos encantadores!
Parabéns, Vilma!
Abraços.
17 de abril de 2026 06:39
DEIXEM VIR AS DORES!
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns poetisa! Muito gratificante ler os seus poemas!
17 de abril de 2026 06:22
Gino, Sinvaldo de Souza disse:
Parabéns poetisa! Muito gratificante ler os seus poemas!
17 de abril de 2026 06:22
ATÉ QUANDO...?
Lauraa disse:
Esse poema é muito interessante, essa dualidade, lirismo perfeito! Admirável, meus parabéns pelo talento e dedicação, são inspiradores!
Desejo-lhe muito sucesso!
Um cheiro,
Lhidria.
14 de abril de 2026 17:14
Lauraa disse:
Esse poema é muito interessante, essa dualidade, lirismo perfeito! Admirável, meus parabéns pelo talento e dedicação, são inspiradores!
Desejo-lhe muito sucesso!
Um cheiro,
Lhidria.
14 de abril de 2026 17:14
ATÉ QUANDO...?
Maria do Socorro Domingos disse:
Até quando?
Essa candura e esse lirismo perdurarão para sempre.Lindos versos!
Um misto de amor e tristeza, revelando a beleza de um versejar encantador!
Parabéns, Vilma!
Aplausos… de pé!
14 de abril de 2026 17:10
Maria do Socorro Domingos disse:
Até quando?
Essa candura e esse lirismo perdurarão para sempre.Lindos versos!
Um misto de amor e tristeza, revelando a beleza de um versejar encantador!
Parabéns, Vilma!
Aplausos… de pé!
14 de abril de 2026 17:10
ÂNSIA REPRIMIDA
Shmuel disse:
Muito lindo nobre poeta! Versos tão sentidos e verdadeiros um lindo lamento amoroso.
Abraços
12 de abril de 2026 22:57
Shmuel disse:
Muito lindo nobre poeta! Versos tão sentidos e verdadeiros um lindo lamento amoroso.
Abraços
12 de abril de 2026 22:57
« Voltar ao perfil de Vilma Oliveira
