Poesia de Emily Dickinson chega ao Brasil

Agora os brasileiros terão acesso a poesia traduzida da poetisa Emily Dickinson. E o responsável por esse feito é Adalberto Müller, professor da Universidade Federal Fluminense.

Poesia de Emily Dickinson chega ao Brasil

Dickinson é uma das maiores poetisas americanas, sendo que o entusiástico Harold Bloom até mês o a comparou a Shakespeare (ela seria como a Shakespeare do país de Abraham Lincoln). Mas a poetisa foi também comparada a Walt Whitman, o pai-fundador da grande poesia dos Estados Unidos.

Considera-se que Dickinson e Whitman foram responsáveis por construir a Roma poética dos EUA.

E o responsável pela tradução de Emily Dickinson, Adalberto Müller, agora é considerado como um Hércules da tradução, tendo ele traduzido toda a obra da poetisa americana.

O tempo para esse projeto de tradução foi de sete anos e ao todo 1.800 poemas traduzidos de forma dedicada, com perícia e percepção.

 

Mais sobre a tradução da poesia de Emily Dickinson

O primeiro volume do livro intitulado de “Poesia completa – Emily Dickinson” contará com 888 páginas e em breve chegará nas livrarias. A publicação da obra foi resultado de uma parceria entre a Unicamp e a UnB.

Cabe dizer que a obra conta com notas explicativas e com variações de um mesmo poema. Há ainda na borda das páginas do livro escritos de variações de palavras (alternativas a elas) que a própria poetisa anotava, ou seja, outras possibilidades de palavras que ela sugeria.

Adalberto Müller conta que mesmo que os poemas tenham sido escritos na segunda metade do século XIX, ela é muito contemporânea, tendo escrito sobre temas como fobia social, crise religiosa e também sobre temas polêmicos. Cabe também dizer que a poetisa também tinham conhecimento e física, botânica e astronomia e buscava também a verdade de fatos científicos.

Quem tiver interesse já poderá adquirir a obra online no site da livraria travessa ou na Amazon. Haverá um segundo volume, contudo os editores ainda não apresentaram uma data para o lançamento dele.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    paz e bem ! parabéns !

  • Claudio Reis

    O Universo da literatura brasileira, em especial "a poesia", enriquece e gradua seu nível.

    Criações de uma poetisa, almejada por muitos.

Enviar comentário