Nutricionista publica guia alimentar com elementos de poesia e literatura de cordel

Usando poesia e rimas, a nutricionista cearense Carliane Vasconcelos traz ao público um guia alimentar fora dos padrões.

Nutricionista publica guia alimentar com elementos de poesia e literatura de cordel

O livro de Carliane tem como inspiração o Guia Alimentar para a População Brasileira, mas aqui trabalhando com elementos poéticos e, ainda, fazendo uso da literatura de cordel.

Sob o título de “”Guia Alimentar Arretado e Saudável”, o livro traz orientações sobre escolhas alimentares, montagem de refeições com os grupos alimentares, como escolher os melhores alimentos, comer fora de casa, como a mídia influencia na alimentação, habilidades culinárias, planejamento de compras alimentares, comportamento alimentar, ultraprocessados, entre outros.

Nesse livro, ela ainda orienta que se façam compras em feitas ou diretamente com o produtor rural, optando por alimentos oriundos da agricultura familiar, optar por preparar suas próprias refeições, etc.

 

Sobre a obra da nutricionista Carliane Vasconcelos e a ideia de mesclar poesia e rimas

Carliane Vasconcelos conta que a inspiração para escrever esse guia alimentar diferente veio da experiência que obteve ao fazer residência em Saúde da Família em territórios vulneráveis de Sobral, no Ceará, na Escola de Saúde da Família em 2016.

A nutricionista conta que foi por meio de uma disciplina sobre educação popular e saúde que ela acabou criando o primeiro cordel. A obra da cearense foi construída me cordel, contudo ele foi reconhecido como livro através da pela International Standard Book Number (ISBN), no Rio de Janeiro.

Esse cordel da nutricionista fora publicado de maneira independente e ela tem o sonho de poder levá-lo para as escolas.

Na obra, há rimas e versos, inclusive uma que mostra que não é necessário nenhum superalimento ou mesmo receita milagrosa, por exemplo, para perder peso mas apenas alimentos simples, presentes no dia a dia. E para isso ela busca estimulo e impulso em secretarias estaduais de educação e cultura, por exemplo, para conseguir que eles adquiram e levem o guia até as escolas.

Comentários2

  • Edvan Pereira

    Gostei da ideia, parabéns! Uma boa maneira de educar nosso.

  • SANTO VANDINHO

    Reflexiva e muito divertida Poeta comendo Poesias ! Parabéns Poetisa ! Beijusss

Enviar comentário