Livros são produzidos artesanalmente por poetas do DF

Oficina de publicação independente abre portas para que poetas do DF produzam e publiquem artesanalmente seus livros.

Livros são produzidos artesanalmente por poetas do DF

Alguns autores que participaram do projeto relataram que é difícil conseguir publicar uma obra, mas que a oficina “Do poema ao livro”, realizada pela Avá Editora, deu-lhes essa oportunidade.

 

Sobre a oficina “Do poema ao livro” e o lançamento dos livros dos poetas do DF

A oficina não apenas forneceu os recursos para que esses poetas publicassem seus poemas, mas também mostrou todas as etapas envolvidas no processo, desde a escrita à curadoria, passando para eles conhecimentos sobre registro, distribuição, processos gráficos, etc.

Através desse conhecimento sobre o processo de elaboração e publicação de livros, agora os poetas tem a capacidade para seguirem de maneira autônoma nas próximas publicações, segundo descreveu a idealizadora do projeto, Natália Cristina Aniceto.

Para os poetas essa foi uma grande oportunidade e também uma forma de descobrirem como um autor poderia, por si só, publicar suas obras sem precisarem de uma editora. Pois alguns deles não sabiam dessa possibilidade.

Enquanto isso, outros poetas puderam publicar novas obras e ainda conhecerem novos processos editoriais, como foi o caso do poeta e autor Luiz Felipe Vitelli, de Planaltina, em Brasília.

Um dos processos artesanais que foram ensinados na oficina de publicação independente foi o processo de estamparia botânica, nesse processo os autores aprenderam como fazer capas criativas usando materiais como sementes, cacas, folhas, legumes, flores, etc., para criar as estampas.

Esse projeto foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.

O lançamento dos livros que foram produzidos a partir desse projeto acontece hoje e amanhã, tendo a realização da Avá. O evento será transmitido online a partir das 20h. Cada autor foi contemplado com a publicação de um livro, sendo ao todo 25 poetas participantes. A transmissão será através do YouTube do IFB do Recanto das Emas (Ema Filmes).

Comentários1

  • Edvan Pereira

    Gostei de ver, vamos pra cima!

Enviar comentário