Agora é lei: 13 de maio é o dia da poesia e do poeta e Juiz de Fora – MG

Agora o dia 13 de maio é o dia da poesia e do poeta e Juiz de Fora – MG.

Agora é lei: 13 de maio é o dia da poesia e do poeta e Juiz de Fora - MG

Heart book – vintage effect

Enfim foi sancionado o projeto de lei para isso. Ele havia sido aprovado pela Câmara Municipal no dia 14 de janeiro e aguardava também a sanção da prefeita Margarida Salomão.

Esse dia foi escolhido como forma homenagem ao poeta Murilo Mendes (pelo dia de seu nascimento) e o escritor Pedro Nava (pelo dia de sua morte).

No texto da lei fora destacado que essa homenagem é uma forma de reconhecer a importância que tem os poetas. Confira a seguir um trecho da justificativa da proposta para a escolha desse dia:

 

poem

 

Um pouco sobre Murilo Mendes e Pedro Nava

“Murilo Monteiro Mendes nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 13 de maio de 1901. Ele começou colaborando com o jornal e depois passou a compor poemas para revistas modernistas como “Antropofagia” e “Terra Roxa e Outras Terra”.

O seu primeiro livro de poemas foi publicado em 1930, tendo essa obra influências do movimento modernista, uma vez que explora elementos como o folclore, nacionalismo, humor, linguagem coloquial e paródia. Ele faleceu em Portugal no dia 13 de agosto de 1975.

Pedro da Silva Nava nasceu em Juiz de Fora no dia 05 de junho de 1903. Além de escritor, Nava foi também ilustrador, memorialista e médico. A medicina ele exerce com dedicação, tendo em paralelo sua vida como escritor e ilustrador.

Ele publicou vários artigos sobre medicina em revistas cientificas. Mas além disso, também atuou como ilustrador, tendo sido o responsável pela ilustração de Macunatâna, de Mário de Andrade. Ele faleceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio do ano de 1984.

Comentários3

  • Edvan Pereira

    Muito bom, gostei dessa notícia!

  • SANTO VANDINHO

    Poetas, Poetisas e Poesia merecem ! Paz e Bem ! Parabéns !

  • louvens_poesia

    Que notícia boa!!

Enviar comentário