13 de maio é definido como Dia do Poeta e da Poesia em Juiz de Fora

Vereadores de Juiz de Fora – Minas Gerais aprovam o dia 13 de maio como o Dia do Poeta e da Poesia. O dia 13 em especial foi escolhido como uma forma de homenagear os poetas e escritores Murilo Mendes e Pedro Nava.

13 de maio é definido como Dia do Poeta e da Poesia em Juiz de Fora

O Projeto de Lei que escolhe esse dia foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 14 deste mês de janeiro.

Mas, ainda assim, a proposta será enviada para a prefeita Margarida Salomão que decidirá pelo veto ou sansão do projeto.

 

Sobre a escolha do Dia do Poeta e da Poesia em Juiz de Fora

O projeto é de autoria do vereador Juraci Scheffer e esse dia foi escolhido em homenagem ao dia do nascimento do poeta Murilo Mendes e ao dia do falecimento do poeta e memorialista Pedro Nava.

Scheffer conta que essa é uma forma de reconhecer as contribuições literárias e culturais que esses poetas ofereceram, sendo que esses dois poetas são alguns dos maiores nomes da literatura no município.

 

Um pouco sobre os poetas homenageados

Murilo Mendes e Pedro Nava são dois poetas premiados, sendo que Murilo foi ganhador do Prêmio Graça Aranha em 1930 e do Prêmio Internacional de Poesia Etna-Taormina em 1972 e Pedro Nava fora ganhador do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA no ano de 1974.

Murilo começou como colunista do jornal “A Tarde” e depois passou a escrever poemas nas revistas “Terra Roxa e Outras Terra” e “Antropofagia”, ambas modernistas. Seu primeiro livro foi publicado em 1930 sob o título de “Poemas”.

Já Nava começou sua carreia na medicina, se formando em médico em 1927 e exercendo a profissão com aferro por muitos anos, até mesmo em paralelo a poesia. Ao lado de Carlos Drummond Andrade e outros poetas, Nava faz parte do grupo responsável pela publicação de “A Revista” (que foi a primeira publicação feita para o movimento modernista em Minas Gerais.

Comentários3

  • Maximiliano Skol

    Li o Baú de Ossos de Pedro Nava. Memorialista nos seus escritos. tanto da sus família. como da sociedade do seu tempo. Sucesso em cada uma das suas publicações. Apoiava-se em fotos antigas por inspiração. Uma amiga minha e de uma das suas irmãs me confessou não apreciar por achá lo muito sarcástico. Devia ter muito humor e ser muito inteligente. Suicidou-se em pleno patamar de sucesso. Fatalidade irreparável.

  • Maximiliano Skol

    Li o Baú de Ossos de Pedro Nava. Memorialista nos seus escritos. tanto da sus família. como da sociedade do seu tempo. Sucesso em cada uma das suas publicações. Apoiava-se em fotos antigas por inspiração. Uma amiga minha e de uma das suas irmãs me confessou não o Li o Baú de Ossos de Pedro Nava. Memorialista nos seus escritos. tanto da sua família. como da sociedade do seu tempo. Sucesso em cada uma das suas publicações. Apoiava-se em fotos antigas por inspiração. Uma amiga minha e de uma das suas irmãs me confessou não o apreciar por achá lo muito sarcástico. Devia ter muito humor e ser muito inteligente. Suicidou-se em pleno patamar de sucesso. Fatalidade irreparável. por achá-lo muito sarcástico. Devia ter muito humor e ser muito inteligente. Suicidou-se em pleno patamar de sucesso. Fatalidade irreparável.

  • SANTO VANDINHO

    Aqui em Salvador / Ba, temos o nosso dia do Poeta também ! Parabéns !

Enviar comentário