Escritora promove oficina de poema japonês em maio

Escritora de Blumenau, Santa Catarina, promove oficina de poema japonês no mês de maio.

Escritora promove oficina de poema japonês em maio

A escritora e poeta Terezinha Manczak, além de promover essa oficina, também lançará neste mês o livro “A Lua de Abril e Outros Haicais”. Como o título já sugere, essa obra conta com textos em formato Haicai, que é um curto poeam japonês, contendo até dezesseis silabas, com três versos contendo sete e também cinco divisões sonoras.

Ela, que é também produtora cultural, reside em Blumenau desde 1980. Até o momento, ela já publicou seis livros de poesia, com quatro deles de Haicais.

 

Sobre o lançamento do livro e oficina de poema japonês (Haicai)

O lançamento do livro será no dia 20 de maio. E devido a pandemia e a recomendação de isolamento social, o evento será online, transmitido pelo Facebook do Instituto Montes Ribeiro, de Curitiba, a partir das 19h.

Já oficinas de Haicai, gratuitas, acontecem no dia 26 e 29 de maio. A do dia 26 acontece das 14h às 16h no Sesc Blumenau, contando com 10 vagas disponíveis. E a do dia 29 será das 9h às 12h na Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, contando também com 10 vagas.

Ela conta que essas oficinas são importantes para difundir o Haicai, qual ela considera uma manifestação poética. O Haicai versa sobre fatos do cotidiano e ainda contribuiu para fortalecer o desenvolvimento da escrita criativa, segundo conta ela.

Quem quiser participar das oficinas pode se inscrever através do seguinte e-mail: terezinhamanczak@gmail.com de forma gratuita.

O evento será de forma presencial, mas tendo apenas 50% da capacidade de público, seguindo as recomendações para evitar aglomerações por conta do covid-19.

Podem se inscrever escritos, poetas, estudantes, grupos de memória e qualquer outra pessoa interessada. Mas a idade mínima é de 14 anos.

Nesse evento haverá uma apresentação sobre o que é o Haicai, como surgiu e como fazer. Haverá também estudo do Kigo (Kigologia), produção de textos e exercícios para fixar o conteúdo estudado.

Comentários1

Enviar comentário