Comentários recebidos nos poemas por Lia Graccho Dutra



DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Mariany A.N Dutra disse:

Lia querida, muito bom ler suas poesias! Interessante essa reflexão sobre \"de onde vem a inspiração...\" E você descreveu muito bem vários nortes de onde ela vem, ou pode vir!

Maravilhoso seu Texto poético, que de alguma forma continua a nos inspirar!

Um grande abraço minha parente de coração s2

Com carinho, Mary!

4 de julho de 2023 10:39

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Sergio Neves disse:

SERGIO NEVES - ...minha querida...,...-de onde vem a inspiração para escrever? ...eu te devolvo a pergunta por que resposta assim \"na lata\" eu não tenho, não...,...coisinha complexa essa.../ ..eu até poderia dizer aqui várias possíveis \"assertividades\" que provavelmente passariam como factíveis, dado a falta de um conhecimento definitivo que dê, com toda a certeza, uma resposta à essa questão...,...mas, se assim eu o fizesse, com certeza não seria mais do que \"elucubrações\" de minha parte... / ...o que dá para se falar é sobre as formas de como são sentidas essas \"inspirações\"...,...\"falas\" essas que só podem ser ditas como \"experiências próprias\" -por completamente particulares isso ser...,...falando por mim...,.....a inspiração me vem sempre de forma \'\"en passant\" e tem que ser pega \"pelo rabo\" de imediato,...senão... (...ultimamente até esses tais \"en passant\" minguaram por completo...),...vez ou outra eu até tento \"forçar a barra\" e iniciar algum poema com alguma temática por mim imaginada...,...nessas horas \"coisas\" até que parecem a mim estarem fluindo, mas, em grande parte das vezes, ao final eu percebo que não, que a \"inspiração\" na realidade não me veio como deveria...,...relato isso pra dizer que em muito o que se pensa que é \"inspiração\" o que se sente, na verdade não é...,...seria, como em casos meus, \"apenas\" ideias formatadas como poesias...,...\"inspiração\" é algo maior -sublime... / ...bom, esse blá, blá, blá todo é mais pra dar mostras do porquê de eu não saber responder a ti...,...a \"coisa\" toda está além da minha compreensão... // ...agora, de uma coisa eu tenho a absoluta certeza...,...desse \"sofrimento\" todo de falta de inspiração tu não padeces...,...ah!...quem me dera ter essa tua \"celestial\" faculdade!...quem me dera! /// Carinhos carinhosos a ti, inspirada mulher.

3 de julho de 2023 21:57

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
CORASSIS disse:

Tua fonte de inspiração é abençoada por Deus .
Quando em diminutos momentos te faltam palavras , é porque mereces um descanso ,
para a inspiração depois ter prioridade em tua mente :
brilhante , atualizada e benfazeja!
Parabéns nobre Lia !
Bom ler te .
Abraços querida

3 de julho de 2023 15:48

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Elfrans Silva disse:

Com certeza, tudo isso e muito mais, são fontes (entrada) para a inspiração. O POETA precisa estar \"antenado e conectado\" na \"VOZ\" da Inspiração, para a segunda função da fonte: a saída. Aplausos poeta Lia. Meu abraço. Ótima semana.

3 de julho de 2023 11:45

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Antonio Luiz disse:

Cara poeta Lia,

Que nunca nos cesse o jorro dessa fonte!

Abraços.

3 de julho de 2023 08:46

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Vilmar Donizetti Pereira disse:

Cara poetisa Lia, a inspiração é uma coisa íntima e pessoal que pode se apresentar e manifestar de várias formas inerentes ao seu interlocutor: o poeta ou escritor. Podendo assim ter fartura e seca de inspiração, como em analogia se pode também observar nos ciclos da natureza. Parabéns pela sua bela poesia e reflexão! Bom início de semana! Um abraço fraterno.

3 de julho de 2023 08:46

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Maria dorta disse:

Como sempre Lia, você foi certeira em suas observações. A perda da inspiração pode ser um trauma tão grande como a falta do pão que alimenta. Chapéu!

2 de julho de 2023 22:12

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO….
Isel disse:

Eu costumo dizer que as palavras são como mágica, elas colocadas nos lugares certos, podem tornar coisas grandemente maravilhosas.
Assim como o truque surpreende um expectador, o texto/frase, entretém e faz o leitor meditar e analisar as coisas muitas vezes além do ponto de vista dele.

Ficou muito boa a sua poesia.
Bjs no coração.


2 de julho de 2023 18:29

O SER TECNOLÓGICO
Antonio Olivio disse:

E agora? para todos nós, para onde vamos?
Enquanto nós humanos vamos nos desumazando enquanto nos substituindo por máquinas desumanizadas, que apreenderam a linguagem da matemática.

Belíssimo poema , que coloca a refletir !!

1 de julho de 2023 09:13

O SER TECNOLÓGICO
Sergio Neves disse:

SERGIO NEVES - ...minha querida...,...vou repetir: ...é por essas e outras que eu gosto de ti...,...\"inusitas\" sempre! ...traz-nos um tema que embora seja atualíssimo é um tanto incomum no dizer da forma como aqui tu dizes...,...há, sim, quem escreva por aí algumas \"coisas\" que possam ter semelhanças ao que aqui \"arquitetas\"...,...mas, essa tua \"arquitetura\" se mostra mais preciosa do que outras...,...todo o contextual da ideia posta, -a suposta incapacidade do que não é humano se tornar humano (...quase como que se dizendo que o que foi criado pelos Céus não poderá ser pelos homens copiado...) verbalizaste de uma forma de excelente entendimento, com mil \"quês\" de reflexão...,...ótimo em tudo,...literária, filosófica, poética e, englobando tudo, \"sentidamente\"... // ...bom,...é isso! ...depois desse meu \"pedantismo\" todo eu não resisto e vou falar mais um pouquinho: -...me permita discordar do \"...o Espirito da Ganância (...) criou o Ser Tecnológico...\"...,...eu, particularmente, não tenho essa percepção \"onírica\" de que essas coisas todas são (serão) advindas de intrínsecos supostos \"malefícios\"...,...eu acho que, feliz ou infelizmente, é esse o inexorável caminhar da humanidade...,...e isso, muitos não sabem, é bíblico...,...qual o divino propósito?...vai lá se saber! // ...vou \"elogiar\" mais um pouquinho (quem mandou tu postar um tema tão polêmico?): -...levando em consideração nossos tempos, nossos conhecimentos e nossas crenças atuais, ficou bom pra caramba esse teu todo escrito,...e o arremate, citando Drummond, ficou bem a calhar... // ...pra terminar,...uma questãozinha: ...\"AILON\" tem algum significado? ...alguma resposta que uma (tua) \"consultoria cabalista\" possa dar? ///...pronto!...terminei! /// Carinhos carinhosos a ti, bela \"humana\" mulher.

30 de junho de 2023 21:44

O SER TECNOLÓGICO
Maria dorta disse:

Um poema futurista. Temos muitas imperceicoes como humanos mas , mesmo assim até a quase perfeição de um robot não pode emular aquilo que a magia do humano tem de sobra: apetite,sentimentos e um coração amante! Meus aplausos!

30 de junho de 2023 10:41

O SER TECNOLÓGICO
Vilmar Donizetti Pereira disse:

Cara poetisa Lia, muito lindo e pertinente o seu conto! Parabéns! E achei certeira a sua analogia da inteligência artificial com o ser humano. E com tantas demandas transferidas para essa tecnologia, sem limites e controle, pode ser muito prejudicial para o futuro das pessoas. Bom dia! Um abraço fraterno!

30 de junho de 2023 09:32

BORRACHA MÁGICA
Shmuel disse:

Infelizmente uma realidade que se mostra insolúvel no Brasil, e boa parte do mundo. Quem sabe um dia teremos um governo que verdadeiramente olhe com afinco e resolva esta mazela. Com certeza nós, o povo, faremos nossa contribuição, como muitos já fazem. Mas em um contigente de 30 milhões na pobreza (Brasil), necessitamos de ações efetivas no tocante a fome. Quem sabe um dia , um ser humano provido de amor e justiça social venha nos resgatar a glória.
Abraços querida poeta!

27 de junho de 2023 07:21

BORRACHA MÁGICA
Antonio Luiz disse:

Querida poeta Lia!

Colocaste o dedo poético na mais purulenta de nossas crônicas feridas sociais e o apertaste: parabéns!

Abraços poéticos!

27 de junho de 2023 07:18

BORRACHA MÁGICA
Vilmar Donizetti Pereira disse:

Poética linda e com um olhar cheio de empatia e amor, é o que mais me tocou e comoveu nesse seu sensível e pertinente poema, com um mote tão insofismável. Parabéns pela beleza esotérica do seu eu lírico que ficou muito bem intrínseco no seu poema! Boa noite! Boa semana! Um abraço carinhoso!

26 de junho de 2023 17:14

BORRACHA MÁGICA
Letícia Alves disse:

\"Apesar de enfrentar
tantas adversidades.
Ainda sonha com a felicidade.
Quer viver com dignidade.
Sem medo, sem dor, sem estigmas.
Deseja comprar uma borracha mágica
Para apagar os dias tristes,
Os dias de fome.\"

A escrita crua e sincera, sobretudo realista doeu no peito, mas de forma necessária. Enquanto leio consigo lembrar da realidade de vários meninos da vida que estão por aí, perambulando à deriva, pois
\"Ninguém olha.
Ninguém vê.
Parece invisível aos olhos da multidão.
Vive à margem da sociedade.
Um excluído entregue à própria sorte.
Segregado a escassas possibilidades.
Por causas persistentes
e questões incongruentes,
enraizadas na base estrutural
de um mundo injusto e desumano
que até agora nenhum governo
conseguiu solucionar.\"

Achei sensacional a forma como você explicitou essa devastadora realidade nos escombros do Brasil e, acima de tudo, como conseguiu fazê-lo recorrendo à poesia. Ultra especial e digno de aplausos esse poema.

Deixo aqui os meus parabéns!
Abraços, poetisa!

26 de junho de 2023 16:34

BORRACHA MÁGICA
VitorNovais disse:

Infelizmente vivenciamos isso dia após dia.

26 de junho de 2023 15:27

BORRACHA MÁGICA
Maria dorta disse:

Que bom seria que tuas creme teus palavras e tudo que aqui delatas,pudesse tocar fundo no coração dos que podem adotar uma criança...seria um modo de di.i uir o sofrimento desses seres jogados nas ruas. Nós, se quisessemos poderíamos mitigar esse sofrimento. É só agir e...adotar ou então fazer donativos para lares que os acolhem. Ou ainda poderia.os começar uma campanha junto ao governo hoje com um presidente mais humano, para i iniciar lares de adoção,com mães fazendo turnos nas casas de acolhimento. Só assim sairíamos da Piedade palavroria para uma ação humanista e mais do que necessária e justa! Ação! ação!

26 de junho de 2023 14:50

BORRACHA MÁGICA
CORASSIS disse:

O ser humano consegue pronunciar sua verdadeira essência quando impera a empatia !
estás entre estes humanos .
Abraço minha nobre.

26 de junho de 2023 14:41

BORRACHA MÁGICA
Lia Graccho Dutra disse:

Bom dia,
querido Sergio:
Feliz e doce semana!

Você teve um insight
preciso, nobre poeta.
Realmente, escrevi
essa poesia social
com inspiração
nessa foto
e , também,
na minha
experiência
profissional,
como advogada ,
quando
atuei
na área
da infância
e juventude.
É um contexto
de muita tristeza
e escassez .
Muito obrigada
pela sensibilidade
do seu comentário!
Qual é o nome
do seu poema do
menino de rua?!?
Gostaria de ler.

Carinhoso abraço,
Lia



26 de junho de 2023 12:16

BORRACHA MÁGICA
Sergio Neves disse:

SERGIO NEVES - ...taí!...é por essas e outras que eu gosto de ti! ...uma \"simples\" foto levou-te a mil dignas reflexões...,...disseste muito a respeito, de uma forma bem direta e ao mesmo tempo muito comovente!...percebe-se o quanto tal te enterneceste...,...profundo escrito esse teu,...em todos os sentidos...,...quem dera essa \"borracha mágica\" se materializasse! // (PS - ...me remeteste a um escrito meu que, em parte, diz: -...\"Menino na rua, liberto / Mas, de \"liberdade\" carente / Mais do que criança ou menino de rua / Gente.\" /// Carinhos a ti, sensível mulher.


26 de junho de 2023 12:03

ALQUIMIA x POESIA
LEIDE FREITAS disse:

A poesia é uma forma de alquimia.
Porque o Eu Poético que habita no
universo do poeta tem o poder
De ler a alma,
De decodificar imagens,
sons, sentimentos, letras…

Excelente comparação. Gostei do teu poema.

Boa noite e excelente semana!

25 de junho de 2023 21:58

ESPERA
LEIDE FREITAS disse:

Ah, quanta saudade!
Quanta vontade!
De ter você agora nos meus braços.
Vou vivendo e esperando…
Que um dia você volte
para mim e para nós.

Sei do que falas. Lindo poema.
Se puder leia meu poema \"Sobre a mulher e a espera\"... é tudo sobre \"espera\".

Boa noite e excelente semana!

25 de junho de 2023 20:47

ESPERA
Lia Graccho Dutra disse:

Querido Sergio:

Muito bom dia!
Feliz domingo,
poeta amigo.

É sempre bom
receber à sua
agradável visita
e arguto
comentário.
Nada passa
despercebido
aos seus
olhos de águia.
O meu Eu Poético
não segue
uma fórmula
exata para
se expressar
nos escritos.
Depende
muito
da inspiração
do dia.
Procuro
não usar
palavras
ou expressões
pouco conhecidas,
porque dá trabalho
ao leitor, às vezes,
tem que pesquisar
o significado.
Prefiro utilizar
uma linguagem
mais assertiva
e direta.
Papo reto,
como dizem,
atualmente!
Mas , como
já mencionei
anteriormente,
tudo depende
da inspiração
do dia,
daquele
momento.

Obrigada pela atenção,
interação e carinho!
Carinhoso abraço,
Lia




25 de junho de 2023 11:53

ESPERA
Sergio Neves disse:

SERGIO NEVES - ...oi, minha querida Dona Lia! / ...mulher, ...taí uma amostra bem evidente do poder transformador que o amor/paixão consegue exercer sobre as pessoas... -em todos os sentidos...,...aqui, no caso desse teu escrito, te levou a despir-se de \"rebuscamentos intelectuais\", colocando-a num patamar onde a mais pura singeleza se destaca ...,...deitaste essas tuas palavras em versos sem lançar mão de qualquer tipo de \"floreios linguísticos\"...-podemos dizer assim...,...percebi uma mudança no \"modus operandi\" da tua usual escrita bastante acentuada...,...bem notório isso... // ..bom,...chega de \"enrolação\"...,...resumindo... -o entendimento que eu tive ao ler esse teu poético texto foi o de que, pela intensidade da paixão dita, usaste apenas e somente o coração para versá-lo...,...e, eu vou te contar...,...o \"negócio\" ficou grandioso! ...sentimentos à flor da pele! ...o que é que o amor não faz, né? ...tá tudo tão emotivamente tocante que eu até me arrisco a dizer que um qualquer \"eu lírico\" passa bem longe de tudo o que aqui escreveste...,...e como é bom ler essas \"histórias\" de amor expressadas dessa forma tão terna e com tanta qualidade poética...,...me tocou! // (...agora,...cá pra nós,...,...que sujeitinho mais sem noção é esse que te larga assim, deixando-a nessa espera angustiante por algum retorno? ...só internando!) /// Carinhos a ti.

24 de junho de 2023 20:29

ESPERA
Antonio Olivio disse:

Volta o amor, o beijo, o sussurro, a volta parece trazer todo ardor que ausência deixou!!!

24 de junho de 2023 16:42

ESPERA
Shmuel disse:

...\"Porque ainda temos sonhos
bem guardados nas gavetas\"...

Ah, essas gavetas guardam tantas histórias!
Teu versejar é de uma candura tamanha. Uma poeta de mão cheia!

Abraços!

24 de junho de 2023 16:39

ESPERA
Leonardo Ribeiro disse:

Muito bom, parabéns!!

24 de junho de 2023 16:13

ESPERA
Vilmar Donizetti Pereira disse:

Parabéns pelo seu belo poema de saudade e amor, com uma esperança que esse amor volte para acalentar os seus sonhos! Aplausos pela sua escorreita retórica! Bom final de semana! Um abraço carinhoso

24 de junho de 2023 14:40

ESPERA
CORASSIS disse:

Belíssimo poema !
E que a tua espera seja como o melhor vinho envelhecido , onde o sabor é ímpar ao paladar
Parabéns querida Lia.
Abraço


24 de junho de 2023 14:18



« Voltar ao perfil de Lia Graccho Dutra