Dia 20 de outubro e o Brasil comemora o Dia Nacional do Poeta. Mas por que foi escolhida logo essa data para a celebração?
Há uma história por trás disso.
No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, o chamado Movimento Poético Nacional surgia na casa de Paulo Menotti Del Piacchia, um romancista, jornalista, pintor e advogado brasileiro.
E foi ali, na casa de Menotti, que a ideia de celebrar todo ano o dia do poeta nasceu.
O dia do poeta é uma forma tanto de celebrar esses artistas, como também de incentivar as pessoas para a leitura e, ainda, para que ingressem no mundo da escrita literária.
No entanto, não há uma lei que tenha oficializado esse dia, por tanto, ele é celebrado a nível extraoficial.
Hoje é um dia para que os poetas recebam mais atenção, para que a escrita e a criatividade sejam mais evidenciadas e incentivadas. E tanto adultos como jovens e crianças são convidados para celebrarem e conhecerem mais sobre o mundo poético.
Curiosidades sobre a poesia
Os poetas levam sensibilidade para as pessoas, as fazem chorar, mas também rir e se emocionar. A poesia é considerada uma das Sete Artes Tradicionais.
O que fez com que a poesia fosse classificada no gênero lírico da literatura é que antigamente ela era cantada, tendo o acompanhamento da lira (a lira é um instrumento musical da Grécia).
Há ainda o Dia Nacional da Poesia que é celebrado no dia 14 de março (em caráter não-oficial) e é uma forma de homenagem ao poeta brasileiro Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847.
Mas é o dia 31 de outubro que celebra o Dia Nacional da Poesia, o qual, sim, é oficializado (por meio da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015). Escolheu-se o dia 31 devido como homenagem, devido a ser o nascimento de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro.
Comentários1
paz e bem ! parabéns a todos poetas e poetisas !
Enviar comentário