Versos da Divina Comédia serão enviados para o espaço

Versos do poema a Divina Comédia, de Dante Alighieri, serão enviados para o espaço.

Versos da Divina Comédia serão enviados para o espaço

A morte do poeta italiano já completa 700 anos e tem acontecido muitas comemorações sobre a data, tais como a elaboração de uma biografia assinada por Alessandro Barbero. E uma dessas formas de celebrar o poeta e seu poema épico incluem o envio de versos do seu poema para o espaço.

Sobre o livro de Alessandro Barbero, ele teve sua publicação na Itália e com bastante êxito, seguindo agora para ser publicado também no Brasil, através da Companhia das Letras.

 

Sobre o projeto para enviar versos da Divina Comédia para o espaço

Dante é um poeta e escritor italiano, nascido em Florença no ano de 1265. Ele é considerado como o primeiro e também o maior poeta da língua italiana de todos os tempos.

E quando apenas escritos em latim eram valorizados, ele escreveu sua obra-prima “La Divina Commedia”, obra-prima não apenas na Itália, mas para a literatura universal.

O projeto para envio dessa obra para o espaço recebe o nome de “Dante entre as Estrelas” e tem o objetivo de enviar um volume dessa que será feita em ouro e titânio, pois apenas esses materiais resistiriam no espaço.

E os versos do poema permanecem em latim, com a edição elaborada pela editora Scripta Maneant, de Bolonha, em conjunto com a Human Space Services (HSS), de Verona.

A próxima missão de astronautas para a International Space Station (ISS) -Estação Espacial Internacional, na tradução em português, que acontecerá no dia 13 de outubro de 2021 (ano da morte de Dante Alighieri e que celebra o sétimo centenário dela) é quem ficará responsável por enviar a obra para o espaço.

Haverá um segundo volume da obra, o qual retornará para a Terra tendo as assinaturas dos astronautas da International Space Station. E a partir desse volume serão produzidos 700 exemplares através de uma edição limitada, os quais serão certificados e numerados também.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    Boa ideia ! Mas, no Espaço já estamos (vivendo e morrendo)! Paz e Bem

  • Maximiliano Skol

    A Divina Comédia de Dante é considerado “ o poema de maior glória da humanidade”.
    P. S. Isso mesmo, prezado Santo Vandinho: já estamos no Espaço.

Enviar comentário