Eventos celebram o Dia de Dante no Brasil

Instituições italiana no Brasil celebram o Dia de Dante. Esse importante poeta florentino conhecido pela “Divina Comédia”.

Eventos celebram o Dia de Dante no Brasil

Também chamado de “Dantedì”, o Dia de Dante é celebrado no dia 25 de março, mas eventos de celebração devem acontecer ao longa da semana por diferentes instituições como as Casa Fiat de Cultura, por exemplo.

A partir das 19h, acontece um bate-papo promovido pela Casa Fiat de Cultura, a Fundação Torino e o Consulado da Itália, com a presença do professor Riccardo Cassoli.

 

Evento do Dia de Dante ao longo da semana

No dia 22 deste mês de março já aconteceu um bate-papo com o professor da Universidade La Sapienza de Roma, Giulio Ferroni. O tema foi a tradução literária italiana, sendo que o livro estudado foi “L’Italia di Dante. Viaggio nel Paese della Commedia” (em tradução: “A Itália de Dante: Viagem ao País da Comédia”).

Já ontem, dia 24/03, aconteceu o lançamento do canal do Youtube nomeado de “Dante no Brasil”. Esse feito foi uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na ocasião, foram realizadas leituras de trechos da obra de Dante Alighieri.

E no dia de hoje, 25/03, para celebrar o maior poeta italiano dos tempos medievais, o qual nascera em Florença em 1265, ocorrerão alguns eventos online.

A partir das 10h até às 11h acontece uma palestra online onde serão debatidas as razões para estudar as obras do poeta no Brasil. Em seguida, haverá uma apresentação de um filme no canal do Youtube do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, filme esse intitulado de “Umana Divina Geometria” (a partir das 11h).

Depois disso, haverá ainda uma apresentação pela tarde, iniciando às 15h com uma debate sobre a “dantística lusófona” e promovendo o lançamento do livro “Dante e Portugal: Presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia”.

Já durante a noite, a partir das 19h, será feita a leitura do canto XVII do “Inferno” na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Em seguida, às 20h, haverá uma palestra sobre a obra “Anarquistas, Graças a Deus”, de Zélia Gattai, e a presença do poeta nessa obra.

Comentários2

  • Maximiliano Skol

    Jorge Luis Borges afirmou que ‘A Divina Comédia’ de Dante foi a mais alta obra de arte que a literatura pode alcançar.

  • Maximiliano Skol

    Jorge Luis Borges afirmou que ‘Divina Comédia’ de Dante foi a mais alta obra de arte que a literatura pode alcançar.

Enviar comentário