USP promove projeto de leitura a distância

Conheça o projeto de leitura a distância promovido pela USP.

USP promove projeto de leitura a distância

É comum a existência de clubes de leitura, onde pessoas se reúnem e cada um lê um trecho de um poema, um texto, etc. No entanto, por conta do isolamento em decorrência do Covid-19, esse ato teve que ser pausado por enquanto.

Mas a Universidade de São Paulo chega com uma proposta que ajudará as pessoas que estão em isolamento a praticarem a leitura e também a interação social.

O Centro Universitário Maria Antonia da UPS propõe a atividade chamada de “O Que Você Está Lendo Agora?”. O objetivo é muito simples: gravar um vídeo de até 3 minutos narrando um trecho da história de algum livro. Até o momento, obras como Póstumas de Brás Cubas e Guerra e Paz foram algumas eu já tiveram sua participação.

Não é de hoje que as pessoas fazem algo do tipo, gravando enquanto leem um trecho de algum livro. E foi em 1930 que fora inventado o “áudio livro”, tendo como principal objetivo tornar a leitura acessível para deficientes visuais.

E logo no começo do projeto, dentre os livros que seriam narrados estavam a bíblia, peças de Shakespeare, entre outros.

Segundo Vânia Lima, professora do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP, para se narra um livro completo é necessário possui os direits autorais, por isso que as iniciativas como essa propõem apenas a narração parcial de uma obra.

 

Como participar e enviar também sua narração

O projeto de leitura a distância da UPS é mais uma iniciativa que tem oferecido suporte as pessoas nesse período de quarentena.

Também, essa é uma forma de promover ainda mais a leitura e conferir em acesso para mais pessoas. Algumas conseguem assimilar melhor conteúdos em textos, já outros sentem-se melhor ouvindo uma história, por exemplo.

Para quem também deseja participar desse projeto, basta enviar o eu vídeo contendo até 3 minutos para o seguinte e-mail: imprensama@usp.br que em seguida o Centro Universitário Maria Antonia irá publicar o vídeo em suas redes sociais.

Enviar comentário