Universos Kariri: poemas feitos por crianças indígenas

Universos Kariri é um livro que reúne poemas de crianças indígenas Tapuya Kariri.

Universos Kariri: poemas feitos por crianças indígenas

O livro foi criado como forma de recompensa para uma vakinha online destinada a aquisição de aparelhos celulares para as crianças pobres que se viram desamparadas com a pandemia forçando as aulas remotas.

Foram as crianças da Aldeia Gameleira, em São Benedito, Ceará, estudantes da escola indígena Francisco Gonçalves de Sousa, os responsáveis pelos poemas que integram o livro.

Os poemas no livro evocam a essência da ancestralidade dos Kariri trazendo a lembrança do ritual sagrado toré. Mas os poemas também cantam a luta em prol da preservação da cultura, pelas terras, em prol da arte indígena e mais.

Mas o livro, em formato digital, traz também exercícios e orientações para fortalecimento das práticas pedagógicas com mais democracia para os indígenas.

 

A tecnologia na vida dos povos indígenas

Cabe dizer que a tecnologia ou estar mais perto e até mesmo integrado com a civilização não torna um índio menos índio. Sua identidade jamais poderá ser alterada, sua origem diz quem ele é e isso ninguém pode lhe roubar.

Logo, essa ação é altamente benéfica para as crianças e a comunidade como um todo.

As responsáveis pela organização do livro “Universos Kariri” foram a diretora e cacique Andrea Kariri e a professora Letícia Kariri. E a auditoria ficou a cargo das próprias crianças.

O livro recebe esse nome em homenagem ao defensor da cultura e do povo Kariri, o cacique Chico pai Zé.

Após a vakinha, o livro ficará disponível para livre acesso, tal como é agora, mas haverá uma sugestão de doação que será revertida para a aquisição de materiais artísticos sustentáveis para as crianças, tais como argila, frutas, pigmentos naturais, etc., bem como de materiais para o plantio de árvores de onde se extraem tintas naturais.

Mas, ainda, as doações serão destinadas para contribuir com a acessibilidade digital da comunidade, introduzindo a tecnologia em suas vidas: para que eles possam criar documentários, gravar CDs de música, editar livros e muito mais.

Abaixo os canais para conhecer mais sobre a iniciativa:

Facebook: www.facebook.com/livrouniversoskariri

Instagram: Universos kariri (@universoskariri)

E-mail: universoskariri@gmail.com

Blog: www.universoskariri.blogspot.com

 

Enviar comentário