Poema “O elefante”, de Carlos Drummond de Andrade, em versão ilustrada para crianças

“O elefante”, poema de Carlos Drummond de Andrade, ganha versão ilustrada para crianças. A ilustração é da argentina Raquel Cané.

Poema "O elefante", de Carlos Drummond de Andrade, em versão ilustrada para crianças

Esse é um dos poemas mais famosas do poeta mineiro. E que agora ganha uma obra ilustrada, especialmente voltada para crianças a partir dos 6 anos, contendo 32 páginas.

Esse poema, que ganha essa versão impressa ilustrada, faz parte de um dos mais expressivos livros do poeta, o intitulado “A rosa do povo”, publicado em 1945. Esse livro fora considerado como um dos mais importantes de caráter político e social do Brasil, um marco do período da Segunda Guerra Mundial.

Além de poeta, Carlos Drummond de Andrade foi também cronista e contista, tendo sido considerado o mais influente poeta do Brasil no século XX e até os dias de hoje ele é um dos principais. Drummond ainda fez parte da segunda geração de poetas do Modernismo brasileiro.

 

Um pouco sobre o livro ilustrado para crianças

Nesse poema, o elefante busca por um mundo com mais poesia e menos descrença. Pela primeira vez sendo publicado como um livro e como uma edição para crianças, na narrativa tem-se a história de um elefante que nasce e possui um “passo desastrado, mas faminto e tocante”.

E o elefantinho aqui é feito com restos de móveis velhos e de algodão, sendo essa uma metáfora da formação das pessoas como parte de uma sociedade e mostrando as dificuldades que elas tem que passar para conhecerem a si mesmas, o seu papel nesse mundo.

O uso de móveis velhos e de algodão para a construção do elegante mostra que ele é um personagem forte, resistente, mas também cheio de doçura.

Esse é um livro que vale a pena trazer para as crianças, que ajuda a ensiná-las sobre esperança, sobre acreditar, sobre resgatar a verdade dentro de cada um.

Como selo da Companhia das Letrinhas, o livro já se encontra disponível no site da mesma.

Enviar comentário