Ronda Leiria Poetry Festival terá edição internacional com mais de 200 convidados

Neste ano de 2021, o Ronda Leiria Poetry Festival terá sua primeira edição internacional, contando com mais de 200 convidados.

Ronda Leiria Poetry Festival terá edição internacional com mais de 200 convidados

Em decorrência da pandemia do coronavírus, a edição do festival deste não acontecerá online. Na ocasião, convidados de mais de 40 países estarão presentes para uma programação que durará dez dias e terá aproximadamente 65 horas.

O Ronda Leiria Poetry Festival acontece dos dias 12 a 21 de março. E dentre os objetivos está fazer com que outros países enxerguem o potencial que há em Portugal no que refere-se a literatura.

Debates, workshops, performances poéticas, espetáculos musicais, vídeo-poemas, entrevistas e muito mais. Tudo isso acontecerá ao longo doas dias de programação do festival.

 

Sobre o Ronda Leiria Poetry Festival

O Ronda Leiria Poetry Festival surgiu em 2015 em Leiria, Portugal, tendo o objetivo de projetar a poesia dali para o mundo.

Já estão confirmados participantes como Arthur Sze, Tyehimba Jess, Bejan Matur, Lebo Mashile, Dwayne Betts, Yoko Tawada, o francês Gilles Lipovestsky, o angolano Ondjaki e o norte-americano Jack Hirschman.

O festival tem o objetivo de atrair e impactar o mundo com a poesia de muitos poetas. E tudo isso vem também por meio de parcerias e de desafios que lançados para instituições internacionais e para outras cidades criativas UNESCO.

Cabe ainda dizer que os poemas que serão apresentados nesse festival serão apresentados em sua língua de origem, assim, haverá poemas em espanhol, francês, alemão, curdo, entre outras.

O festival terminará ao som da música de Rita Redshoes, ela que musicou poemas do poeta Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria, falecido há 400 anos.

Haverá também uma dramatização, feita pelo grupo Leirena, de obras de José Saramago: o livro intitulado de “1993” e “Provavelmente alegria”. Ainda, haverá também uma ação poética no Estabelecimento Prisional de Leiria.

Mas informações sobre o Ronda Leiria Poetry Festival podem ser obtidas no site oficial: https://leiriapoetryfestival.com/

 

Enviar comentário