Rodrigo de Haro, poeta e artista plástico, finda seu ciclo entre nós

Rodrigo de Haro, poeta e artista plástico, faleceu na última quinta-feira (01/07) em sua casa.

Rodrigo de Haro, poeta e artista plástico, finda seu ciclo entre nós

Ele tinha 82 anos e residia em Florianópolis – Santa Catarina. O artista fazia tratamento contra problemas renais e cardíacos, recebendo cuidados em casa. O seu velório será restrito aos familiares e amigos.

 

Um pouco sobre o poeta e artista plástico Rodrigo de Haro

Nascido na França, em 6 de maio de 1939, Rodrigo de Haro foi pintor, desenhista, contista, escritor, poeta e também gravador.

O artista francês graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo também doutor pela Universidad del País Vasco e um pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ.

Haro também foi professor de pintura nas Oficinas de Arte do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina). No ano de 2001 ele foi eleito como membro da Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira 25.

Foi em 1958 que o artista realizou a sua primeira exposição individual, a qual aconteceu na Faculdade de Direito de Florianópolis.

Enquanto isso, foi a partir de 1960 que ele passou a atuar na poesia, sendo organizador do movimento surrealista e tendo os seus poemas publicados no Brasil em livros e na Espanha e Estados Unidos em antologias.

O Masc abriu uma exposição no ano de 2019 para homenagear os 80 anos de Haro, onde estiveram 100 obras feitas por ele.

Em nota, Maria de Lourdes Alves Borges, a Secretária de Cultura e Arte da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde o poeta gradou-se em Arquitetura e Urbanismo, lamentou sua morte:

“É uma perda inestimável para a arte e cultura catarinenses. Um artista de sensibilidade e criatividade ímpar, que no momento estava finalizando um dos maiores murais da América Latina, em torno da Reitoria. Além de um grande artista, um ser humano maravilhoso, doce e amigo. Deixará um vazio imenso nos nossos corações”, disse ela.

Enviar comentário