Livro de poesias é lançado em homenagem ao artista Inos Corradin

Em fevereiro deste ano, a editora Libri lança um livro em homenagem a Inos Corradin, artista italiano radicado no Brasil.

Inos Corradin

O livro, intitulado “Bambino Inos”, reúne poesias e pinturas do artista. E haverá uma tarde de autógrafos na cidade onde Corradin reside, Jundiaí, com a presença do mesmo, no dia 10 de março no restaurante Casa Cica, e outra tarde de autógrafos no dia 28 de março, em São Paulo, na livraria Vila dos Jardins.

 

Sobre Inos Corradin

Desenhista, pintor e escultor, Inos Corradin é um artista italiano nascido em Vogna e que se mudou para o Brasil quando tinha por volta dos seus 21 anos.

Hoje, aos 90 anos, ele continua na ativa, vivendo em Jundiaí.

Sua história com a pintura começou quando ele ainda vivia na Itália, quando teve aulas de pintura com o professor Tardivello. Mas, segundo ele, só começou a viver de pintura quando um amigo levou seus 64 quadros, esse amigo era um marchand conhecido como Américo Reizfeld.

Inos Corradin conta ainda que além de Américo Reizfeld, o genro do marchand, Josef Bar-tzion, também o ajudou, pois ambos foram os responsáveis por promover a primeira exposição internacional do artista italiano.

Corradin ainda fez uma exposição na Bahia no ano de 1953 com o título de Galeria Oxumaré.

O artista é conhecido não apenas no Brasil e na Itália, mas suas pinturas são conhecidas ainda em países como Canadá, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Israel, Holanda, Argentina, Venezuela, Bélgica, entre outros. Sendo que esses países receberam alguns de seus quadros e também algumas de suas esculturas.

Os trabalhos feitos pelo pintor italiano receberam críticas positivas por vários países.

 

Sobre o livro Bambino Inos

Para a criação desse livro, a editora e jornalista Flavia Ceccatini selecionou pinturas do artista e também alguns textos que ajudassem a darem ainda mais percepção para quem estivesse em posse do livro.

Cada pintura que aparece no livro é acompanhada por uma texto que ajuda a fazer com que o leitor consiga submergir nas obras do artista italiano. Em seus personagens há poesias e é isso também que o livro busca transmitir.

A jornalista Flavia Ceccatini comenta que as obras de Inos exploram não apenas o artístico, mas também o lúdico.

O objetivo principal do lançamento do livro Bambino Inos, de acordo com a jornalista, que tem versão em português e em italiano, era ajudar as crianças a se divertirem e aprenderem um novo idioma. E o segundo objetivo foi fazer essa homenagem a cultura italiana que se encontra tão persente na sociedade brasileira.

Enviar comentário