O Projeto Sacadas Literárias é uma idealização do professor da Universidade Paris-Sorbonne, o brasileiro Leonardo Tonus.
Esse é um movimento que tem unido escritores e leitores de todo o mundo por meio das redes sociais.
A ideia para a realização desse projeto surgiu quando o professor teve que cancelar a 7ª edição do encontro conhecido por Printemps Littéraire Brésilien, o qual acontece todos os anos a fim de promover a formação de estudantes de letra.
Neste ano, esse encontro contaria com a presença de 70 escritores com os estudantes de português e de literatura brasileira, sendo esses estudantes de seis países, tanto de universidades quanto de escolas.
O cancelamento desse encontro se deve ao atual cenário diante da pandemia do coronavírus.
De acordo com o professor Tonus, esse projeto visa preservar a afetividade por meio da literatura compartilhada pelas redes sociais. Esse é um meio de ajudar as pessoas a se manterem estáveis e conseguirem passar por esse momento com tranquilidade e preservando a troca de afeto.
Como funciona o Projeto Sacadas Literárias e como participar?
Leonardo Tonus conta que o Projeto Sacadas Literárias objetiva não apenas promover a afetividade nesse momento de pandemia, mas também de estimular as pessoas a lerem mais.
De acordo com o professor da Paris-Sorbonne, a ideia veio da necessidade de seus alunos terem acesso a bibliotecas, por conta do isolamento devido ao coronavírus, especialmente os alunos de intercâmbio.
A sua turma possuía um grupo de WhatsApp eu acabou migrando para uma página no Facebook. Desse modo, muitas pessoas passaram a acompanhar, inclusive aqueles que estariam presentes no Printemps Littéraire Brésilien.
Desse modo, pessoas de vários cantos do mundo começaram a surgir, tais como do Brasl, Tanzânia, entre outros.
Quem quiser participar, basta gravar um vídeo, com até 3 minutos de duração, fazendo a leitura de um texto da sua sacada, janela ou varanda. Em seguida poste esse vídeo na sua rede social ou fazer o envio dele para [email protected]. Quando o publicar, use as hashtag: #sacadasliterarias, #balconslittéraires e #literarybalcony.
Enviar comentário