Projeto leva literatura para idosos em isolamento

Projeto da Companhia das Palavras leva literatura para idosos que estão em isolamento.

Companhia das Palavras - Projeto leva literatura para idosos em isolamento

Imagem ilustrativa

A população idosa é uma das enquadradas no grupo de risco do covid-19. Por conta disso, os lares de idosos estão proibidos de receberem visitas. Mas isso não impede que projetos sejam feitos para tornarem o dia dessas pessoas queridas mais divertido e especial.

 

Sobre o projeto de literatura em lar de idosos

O projeto da Companhia das Palavras tem sido realizado toda semana levando a leitura de poemas de autores como Fernando Pessoa, obras de William Shakespeare, Camões, etc.

Além do Rio Grande do Sul, o projeto atua ainda em São Paulo e Sergipe.

O projeto acontece através de cartões postais enviados para os lares de idosos. Esses são cartões postais digitais e contam com obras literárias. E o conteúdo é entregue aos residentes através de sessões se leitura.

O projeto teve início do mês de agosto e de acordo com a psicóloga Clayre Roberta de Oliveira Correia, da Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), que faz uso desse projeto em seu grupo terapêutico, ele tem contribuído de forma positiva, trazendo descobertas de culturas distintas dentro do próprio país.

Com foco em conteúdo para ajudar a trazer esperança e conforto as pessoas nessa pandemia, a ação somou ao grupo de leitura já existente.

Mas além da leitura dos poemas, os cartões postais digitais também contam um pouco da história de cada um dos autores e sua importante participação na literatura.

A ação conta com profissionais capacitados em interpretação de texto e em mediação de leitura. E esse projeto foi uma porta de escape para os idosos que além de não estarem mais recebendo as visitas dos familiares, ainda foram privados de realizarem certas atividades.

O objetivo do projeto é expandir-se para outras cidades e estados do Brasil e seguir para os próximos meses. Desse modo, mais idosos serão impactados com essa ação.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Boa ideia ! Fico feliz com essas atividades entre nós ! Independente da idade! Paz e Bem !

Enviar comentário