Livro de poesia escrito por idosos durante a quarentena

Durante a pandemia, 22 idosos, através de um programa da Universidade de Brasília (UnB), publicaram um livro de poesia.

Livro de poesia escrito por idosos durante a quarentena

O projeto teve a parceria do Sesc-DF e mostrou que nunca é tarde para realizar sonhos ou encontrar uma nova vocação.

Nessa pandemia, muitos idosos estiveram sozinhos por conta da recomendação de distanciamento social, uma vez que eles se encontravam enquadrados como população risco. Mas foi um período também onde muitos aprenderam a expressar-se com palavras.

E o programa da UnB foca nos brasileiros com 60 anos ou mais, ajudando a dar a eles a voz que precisam para se expressar por meio de palavras e também descobrir que a vida continua e nunca é tarde para se envolverem com a literatura e as artes.

 

Sobre o projeto

O Poesia em Tempo de Pandemia aconteceu por meio da internet e teve início no dia 20 do mês de agosto. Foram encontros que tinham um tema central onde os participantes discutam e tinham que depois escrever um poema sobre esse tema.

Assim, foram reunidos todos os poemas, ao todo mais de 100, e fora elaborado um livro.

Os idosos que tiveram seus poemas publicados no livro já faziam parte de programas promovidos pelo Sesc-DF, mas por conta da pandemia eles tiveram que ser suspensos, de acordo com o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF). E assim, muitos tiveram que ficar em casa sozinhos.

Mas além da experiência de escrever poesias, os idosos puderam fazer novas amizades, trocar ideias, adquirir conhecimento, etc. Alguns contam que por conta disso não se sentiram mais tão sozinhos e isolados. Por falar nisso, essa foi outro objetivo do projeto: orientar os idosos quanto ao uso internet.

Na ocasião, foram ministradas oficinas e foram abordados os mais variados temas como sonhos, espiritualidade, vivencia do DF, etc.

Um trabalho muito bonito, pois muitos dos que participaram dele contam que não haviam nem mesmo ouvido falar em poete ou poetisa e agora tem orgulho de lavarem esse título por meio do Poesia em Tempo de Pandemia.

O livro pode ser acessado através desse link.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    Paz e Bem ! Parabéns ! Amigos e colegas de poesias ! E de idade também ! rsrsrsrsrs

  • Zaira Belintani

    Já comecei a ler o Ebook.
    Está muito bonito.
    Os poetas devem sentir orgulho de seus feitos.

Enviar comentário