Projeto Cartografismos apresenta a literatura de diversos países

Conhecer a literatura de diversos países sem precisar viajar pelo mundo. É isso o que prega ao projeto Cartografismos.

Projeto Cartografismos apresenta a literatura de diversos países

Um projeto da jornalista pernambucana Juliana Almeida, o mesmo apresenta literaturas de vários países, desenhando um mapa de distintas nações e culturas por meio dos livros.

 

Sobre o projeto Cartografismos de Juliana Almeida

O projeto teve início no mês de janeiro deste ano de 2020 e agora tem sido uma forma de ajudar as pessoas nessa pandemia e isolamento.

A jornalista publica todas as quintas-feiras no Instagram (@cartografismo.s) e na plataforma Medium. E nas postagens, em formato de carta, ela comenta sobre países onde é falado o português e sobre escritores dali.

Segundo Juliana, a ideia partiu de algo que ela queria trabalhar em seu mestrado, que era fazer um mapeamento das histórias em português de vários países. Foi devido a isso que ela conheceu a cartografia e decidiu por elaborar o projeto no ano passado.

Juliana Almeida começou pela África, mas pretende passar por vários outros países e por todos os continentes.

A jornalista escreveu sobre países como, África do Sul, Moçambique, Comores e Zimbábue Lesoto, de onde surgiram textos escritos por ela sobre autores como a sul-africana Futh Nitshingila e a zimbabuense NoViolet Bulawayo.

Para a escolha das obras e autores (que é um desafio, segundo conta a própria jornalista), ela definiu que esses precisam estar em português. E isso porque ela quer incentivar os brasileiros a conhecerem e lerem essas obras.

Ela ainda conta que a ideia é que as pessoas conheçam os autores, suas obras e também um pouco do país além do que é mostrado, conhecer sua história mais a fundo, ir além daquela única ideia que muitos tem sobre um país, a exemplo da África. É um convite para que todos possam ter acesso a novas literaturas de vários países e conhecer mais a cultura deles.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Excelente ideia ! Paz e Bem !

Enviar comentário