Programação virtual de poesia com poetas de vários estados do Brasil

O 1º Festival da Voz e Poesia Falada reunirá poetas de vários estados do Brasil a partir de 19/08.

Programação virtual de poesia com poetas de vários estados do Brasil

Serão poetas e artistas de vários cantos do Brasil reunidos para debater, ao longo de três dias (19 a 21 de agosto), sobre essa forma de arte que tem ganhado mais espaço desde a pandemia de 2020.

Programações com debates, videopoemas e apresentações que giram em torno da poesia estão previstas. E tudo isso mostrará como é crescente formas de expressão como os saraus, slams, etc. Tudo através de programação virtual.

 

Mais sobre o 1º Festival da Voz e Poesia Falada

O 1º Festival da Voz e Poesia Falada é organizado pelo coletivo que mantém também o projeto “RodaBH de Poesia” que existe desde 2017. O RodaBH de Poesia acontece com todos ao redor de uma mesa de bar, onde cada participante se levanta para apresentar algo de sua autoria como poema, música, texto, etc.

De acordo com a poeta Nívea Sabino, o Festival da Voz e Poesia Falada é algo derivado da RodaBH de Poesia.

“A gente já vinha pensando na realização desse festival desde 2017. Em 2018, aprovamos o projeto no Fundo Municipal de Cultura, mas aí veio a pandemia e tivemos que repensar o formato, porque a ideia era reunir artistas de diversas expressões e de diversos lugares. Chegamos agora a esse modelo, que não se limita a apresentações, vai além, propõe debates, para cruzar as experiências de cada um. Foi no sentido de querer trazer pensamento para esse cenário”, conta a poeta.

 

Programação

Na quinta-feira o evento abre com o tema “Literatura pela boca”, havendo um debate com a participação da professora da UFMG, artista e também pesquisadora de performances e ritos Leda Maria Martins e também a filósofa Abigail Campos Leal.

Já na sexta-feira a poeta e atriz Luiza Romão (SP), o ator, poeta e roteirista Uirá dos Reis (CE) e o professor e artista Lucio Agra (BA), marcam presença numa mesa com o tema “Voz, corpo e poesia sonora”.

Por fim, no sábado, às 12h, o evento encerra com a multiartista e chef de cozinha Zora Santos e também o fundador do projeto Viva Lagoinha, Filipe Thales, trazem o tema “Cozinha, quintal e oralidade”. Na ocasião, eles debatem sobre histórias e saberes aprendidos em casa e que são passados de geração em geração.

Enviar comentário