Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove obras de poetas do Rio Grande do Sul

O projeto tem promovido obras de poetas gaúchos, os quais apresentam seus poemas por meio de vídeos.

Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove obras de poetas do Rio Grande do Sul

Desde o mês de outubro do ano passado que esse projeto acontece, onde são feitas publicações quinzenais desses vídeos com declamações dos textos dos autores.

Esse material elaborado pelos autores gaúchos que participam do evento é, então, publicado no site e nas redes sociais da biblioteca e da empresa. O acesso a eles se dá através do Instagram, Facebook e Youtube: @livrosobretrilhos e @trensurb. Mas o acesso se dá também através da veiculação dos mesmos em trens e estações, assim como no Canal Você.

 

Mais sobre a Antologia Digital da Poesia Gaúcha

A Antologia Digital da Poesia Gaúcha tem o apoio da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e também do Instituto Estadual do Livro (IEL), com coordenação do poeta Élvio Vargas.

O poeta conta que estava a realizar diversas ações culturais, mas teve que parar tudo por conta da pandemia. Foi então que surgiu a ideia da antologia digital, tendo uma repercussão que superou suas expectativas.

Esse projeto tanto promove os poetas e seus trabalhos, como também é uma forma de entreter os viajantes.

Os poetas gaúchos têm se animado com a oportunidade, alguns deles contam que essa é uma forma de fazer seu trabalho chegar a mais leitores, mostrando um retorno positivo.

Inclusive, o poeta Mauro Ulrich, um dos que participaram da antologia digital, conta que essa ideia é sensacional, ainda mais por se tratar de um gênero que é tão menosprezado por alguns, como é a poesia.

Ele conta que foi seu irmão quem lhe chamou pela primeira vez para falar que tinha visto o seu vídeo no trem. Depois vieram outras ligações comentando sobre o vídeo do poeta que estava circulando em vários vagões e telões instalados de forma estratégica.

O projeto permite que autores estreantes e consagrados, de distintas gerações, apresentem o seu trabalho para um público bastante amplo. Essa é uma iniciativa diferente de tudo o que já se viu e que possibilita uma grade visibilidade dos trabalhos dos poetas.

Enviar comentário