Professora publica livro de poesias em homenagem as belezas do pantanal

A professora vive no Pantanal desde que nasceu. E agora publicou uma obra com poesias para homenagear as belezas dessa região.

Professora publica livro de poesias em homenagem as belezas do pantanal

Zita Eliney da Conceição é professora aposentada da rede estadual de ensino e teve seu livro publicado em abril.

Ela, que mora em Poconé, conta que foram os membros da Academia Litero-Cultural Pantaneira (Acadepan) que lhe motivaram a escrever esse livro sobre o Pantanal Mato-grossense intitulado de “Poesia Pantaneira”.

O que motivou que ela escrevesse o livro foi o orgulho de ser de Poconé e ter bem perto uma riqueza natural que é o Pantanal.

Eliney é também a co-fundadora da Acadepan. E seu livro intitulado de “Poesia Pantaneira” foi lançado na última sexta-feira (14/05), através de uma live no Centro Cultural de Poconé.

Sua obra conta com 43 poemas, todos os quais compostos por ela, contando também com imagens do pantanal. O livro demorou cerca de cinco anos para ser publicado devido por conta de falta de recursos financeiros, mas desde o ano de 2015 que ele já estava concluído.

 

Sobre o livro de poesias de Zita Eliney

Nos versos ela fala sobre a diversidade da região e também sobre personagens históricos do estado de Mato Grosso, personagens esses que prestaram sua contribuição para a literatura ali.

São três capítulos que compõem o livro:

– No primeiro capítulo ela aborda sobre a beleza de alguns municípios de Mato Grosso, tais como a própria Poconé, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Além do que, nesse capítulo ela também aborda sobre eventos culturais que acontecem no estado, tais como a festa de Sant’ana (padroeira de Chapada do Guimarães).

Já no capítulo dois ela traz poemas que versam sobre personagens históricos do estado, tais como Vigilato Canuto da Silva (homenageado por luta em favor do Pantanal) e também a líder comunitária Laurinda Lacerda Cintra (Doninha do Tanque Novo), uma religiosa dos anos 30. E, ainda, o poeta Manoel de Barros.

Por fim, o terceiro capítulo é uma espécie de biografia da professora Zita Eliney da Conceição. Ela conta sobre sua origem, homenageia a família, sobre  avida, o meio ambiente, etc.

Enviar comentário