Professor da UFSCar publica livro de poesias em Portugal

Wilson Alves-Bezerra, professor da UFSCar, lança livro de poesias através de editora em Lisboa, Portugal.

Professor da UFSCar publica livro de poesias em Portugal

O lançamento do livro aconteceu na última terça-feira, dia 13/04, e o mesmo recebeu o título de “Necromancia Tropical”. Na ocasião, houve um evento online para o lançamento que aconteceu por meio do seu canal no Youtube.

 

Quem é Alves-Bezerra

Wilson Alves-Bezerra é professor de Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele é também faz traduções de obras de literatura hispano-americana e, nesse categoria, foi finalista do Prêmio Jabuti do ano de 2009.

No dia do lançamento, houve apresentação do professor e também contou-se com a presença da poeta e crítica portuguesa Maria João Cantinho e com o poeta e professor da UFF (Universidade Federal Fluminense) Luis Maffei, quem realizou o prefacio do livro.

Com esses dois poetas, Alves-Bezerra realizou um debate durante o lançamento online do livro.

 

Sobre o livro lançado pelo brasileiro em Portugal

“Necromancia Tropical” foi publicado pela editora Douda Correira e abarca obras recentes do poeta.

Nesse livro, textos com temas políticos e que abordam sobre o momento turbulento vivido no Brasil: a pandemia, a violência, a corrupção, entre outros. O libro conta com 14 poemas que seguem essa linha. Poemas esses que foram escrito entre dezembro de 2019 até meados de 2020.

Sete dos textos que compõem o livro foram primeiramente lançados em forma de disco virtual, disponibilizado na plataforma Spotify sob o título de “Catecismo Moreninho” (2020). Esses, depois foram traduzidos pelo porta da Venezuela, Jesús Montoya, sendo publicados sob o título de “Catecismo Salvaje” por meio da editora colombiana El Taller Blanco Ediciones.

E o livro, derivado desse, chega agora a Portugal, tendo prefácio de Luis Maffei. E estando acrescido de mais sete poemas.

Já no Brasil, a obra deve demorar um pouco mais para ser lançada, mas já há planos. A mesma será publicada em solo brasileiro pela Editora Iluminuras. Mas é possível acessar alguns dos poemas em áudio através do canal do Youtube do professor Wilson Alves-Bezerra.

Comentários1

  • Alexandre Silva

    Fui ler a respeito do Professor em questão; fui visitar o seu canal no YouTube; ouvi atentamente seus poemas em seu Canal e nada tenho a dizer sobre a poesia em sua pureza e "real" sentido (não há "poesia" em suas palavras, apenas ódio e gritos de um militante político que não aceita o governo atual, sim, é direito dele tal revolta, mas bem que poderia ter POESIA em suas palavras): ele bem que poderia expressar e utilizar toda a sua frustração e ira identificadas em suas palavras de um modo mais poético. Sim, cabe também à poesia as funções de crítica; revolta e decepção, mas que, quem se propuser a caminhar neste caminho, que o faça de uma forma mais inteligente e não desejando "poeticamente" a morte de outra pessoa apenas por discordar da posição que ela ocupa nesta política podre do nosso país.

Enviar comentário