Jovem autista publica livro de poesias sobre autodescoberta

Uma jovem autista cearense de 17 anos publicou seu primeiro livro de poesias intitulado de “Humana em Demasia”.

Jovem autista publica livro de poesias sobre autodescoberta

Blue Pinto descobriu que era autista depois de observa-se a sua modulação sensorial (qual apresentou hiper ou hipo sensibilidade a estímulos externos), também após análises de sua capacidade analítica, etc.

Para a autora cearense isso foi um alívio, pois ela havia descoberto quem é.

O livro de Blue foi lançado no dia 18 de junho, em que é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista. E o mesmo aborda de maneira poética a história dela como autista.

 

Quando tudo começou para a jovem autista com as poesias

Tudo começou quando ela tinha por volta de 13, época em que passou a se relacionar mais com a escrita. No entanto, já com seus 8 anos Blue Pinto começava a escrever sobre o que pensava.

Ela conta que alguns dos escritores que lhe inspiraram foram Cecília Meireles, Fiódor Dostoiévski e Carlos Drummond de Andrade.

Para o seu livro, Blue conta que o que a motivou a isso foi a vontade de se expressar. Ela ainda conta que houve uma vontade de contar para o mundo muito do que é uma nova visão do autismo, tal como a dor que ela descreve, não uma dor emocional, mas sim uma dor física. A partir da visão nova que ela tem sobre isso.

O livro publicado por Blue não foi apenas escrito por ela, mas ela também foi a responsável por criar as ilustrações presentes nele. E tudo isso ocorreu em cerca de um mês.

Jovem autista livro de poesia

Blue faz parte do movimento chamado de “neurodiversidade”, qual existe para reforçar a ideia de que condições neurologias como autismo, dispraxia, dislexia, síndrome de Tourette, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outras, devem ser respeitadas. E é sobre esse e outros assuntos que ela aborda em seu livro, que aborda também sobre questões de pertencimento.

O livro de Blue está disponível pela plataforma Amazon no formato digital (e-book) na loja Kindle e também impresso. Há ainda como lê-lo através do Kindle Unlimited.

E Blue Pinto conta ainda que muito em breve pretende lançar um novo livro.

Comentários3

  • ESPIRITO SANTO VANDINHO

    "Tudo tem solução, por isso devemos um cuidar do outro em qualquer situação" Paz e bem !

  • Tais Andrade

    O mundo necessita de mais empatia, devemos olhar o próximo com amor!

  • LUIS ROBERTO MIRANDA

    Ser humano em demasia, é do que precisamos!

Enviar comentário