Professor recebe prêmio de literatura e obra concorre ao Jabuti

O professor e pesquisador mineiro Jacques Fux recebeu um prêmio de literatura por sua obra “O Enigma do Infinito”. Esse mesmo livro também concorre ao prêmio Jabuti 2020 na categoria “Projeto Gráfico”.

Professor recebe prêmio de literatura e obra concorre ao Jabuti

Jacques leciona na EMGE Escola de Engenharia e Computação, sendo ele graduado em Matemática e mestre em Ciência da Computação pela UFMG.

No mês de outubro o professor recebeu pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo de Altamente Recomendável por conta do livro “O Enigma do Infinito”, livro esse que também é a sua estreia na literatura infanto-juvenil.

 

Um pouco sobre o livro do professor Jacques Fux

Nesse livro o professor e pesquisador mescla literatura e matemática com foco no público jovem. O livro conta com ilustrações feitas por Raquel Matsushita.

O livro foge da abordagem padrão sobre matemática e busca despertar o interesse do público para o qual fora destinado. O livro é dividido em 11 partes e o professor utiliza vários elementos da matemática e da literatura como teoria dos conjuntos, paradoxos, lógica, etc.

Esse livro parte da famosa história da Torre de Babel com a confusão das línguas após os homens decidirem construir uma torre que os ajudaria a chegar até o céu. Nisso Jacques Fux sustenta a teoria de que a matemática é a única linguagem universal, linguagem que pode ser compreendida por todos.

Nesse livro o autor passa conteúdos sobre matemática de maneira divertida, por meio de brincadeiras. Nisso ele faz uso também de outros elementos como lipogramas, lógica carrolliana, palíndromos, criptografias, entre outros.

O livro de Fux busca também mostrar aos jovens leitores que o conhecimento é um verdadeiro tesouro. Assim, esse livro oferece aos jovens leitores a oportunidade de obter esse conhecimento e descobrir como a matemática é interessante por meio de jogos lógicos e, por que não, divertidos. E assim é despertado o interesse das crianças por ela.

Enviar comentário