Poeta português Nuno Júdice recebe o Grande Prémio de Poesia APE

O poeta, ensaísta, ficcionista e professor universitário Nuno Júdice é distinguido com o Grande Prémio de Poesia APE.

Poeta português Nuno Júdice recebe o Grande Prémio de Poesia APE

Português, nascido em Mexilhoeira Grande, Portugal, ele recebe Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho por seu livro “Regresso a um cenário campestre” (2020), editado pela Dom Quixote.

Os jurados destacam os temas como amor e natureza nos poemas de Júdice, mencionando que a obra apresenta um momento universal e pessoal, qual há um momento de parar, contudo não de estagnação.

Fizeram parte do júri para o prêmio: Luís Filipe Castro Mendes, José Manuel de Vasconcelos e também Paula Mendes Coelho.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho trata-se de uma iniciativa da APE (Associação Portuguesa de Escritores), qual recebeu o patrocínio da câmara municipal de Loures. O valor do prêmio é de 12.500 euros.

 

Um pouco sobre Nuno Júdice

Poeta, ficcionista, ensaísta e também professor, Nuno Júdice nasceu na freguesia de Mexilhoeira Grande, em Portimão, no ano de 1949.

Ele é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutor pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Seu primeiro livro de poesia foi publicado em 1972 (há quase 50 anos), tendo o título de “A noção de poema”. Até o presente momento o poeta já publicou mais de 70 obras, dentre as quais: obras de ficção, poesia e ensaios.

Suas obras foram traduzidas para vários idiomas, chegando a países como França, Itália, Espanha, etc. E além do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, ele também recebeu outros prêmios literários portugueses importantes como:

– Prémio Pen Clube;

– Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus;

– E também o Grande Prémio de Literatura dst.

No ano de 1994 Júdice fora distinguido também pela Associação Portuguesa de Escritores com a obra “Meditação sobre ruínas”.

 

Enviar comentário