A literatura na inclusão social: obra infantil aborda sobre TDAH

Autores do Ceará tem apresentado obras infantis com foco na inclusão social. Ganham destaque na literatura cearense temas como autismo, TDHA, cadeirantes, etc.

A literatura na inclusão social: obra infantil aborda sobre TDAH

O objetivo das obras é levantar reflexões não apenas das crianças portadoras de tais problemas e os pais, mas também em toda a população quanto a compreensão desses problemas e ressaltar a importância da empatia por parte delas diante de tais problemas.

Nas obras, há personagens com necessidades especiais que foram baseados em casos reais. Como é o que acontece com a obra do professor e escritor Fabiano Carneiro. O livro do professor, intitulado de “O menino de papel” narra a história de um garoto com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os problemas que enfrenta em seu dia a dia.

 

Inclusão social e a obra do professor e escritor Fabiano Carneiro

Carneiro já trabalha com outros métodos como a musicalização infantil a fim de contribuir para a inclusão social.

“O menino de papel” foi inspirado num aluno de Carneiro que, por conta do TDAH, não conseguia se concentrar, contudo o professor desenvolveu um método que ajuda a acalmar o garoto: ele o acalmava ao fazê-lo molhar os braços e a cabeça.

Com isso, o docente acabou desenvolvendo depois um super-heroi (um menino de papel) que ajudaria o garoto a se manter calmo e, assim, faria com que ele conseguisse aprender as coisas vez por vez. A partir disso, o docente passou a realizar observações nas melhorias do comportamento e desenvolvimento do aprendizado dele.

O livro “O menino de papel” foi escrito com base na convivência que teve por cerca de um ano em sala de aula com o aluno, mas também com a observação do comportamento de outros estudantes que aparentavam possuir problemas similares.

O autor teve a autorização da família do aluno aprovando o projeto. E o livro está disponível para aquisição no site da editora Cene ou da Livraria Cultura.

Comentários2

  • lucita

    Legal.
    Quero ler.

  • Cecilia Merces Vaz Leandro

    Excelente! Meu filho mais velho tem TDAH. Vou procurar o livro.

Enviar comentário