Cida Pedrosa: a ganhadora do Prêmio Jabuti 2020

A poeta Cida Pedrosa venceu o Prêmio Jabuti na categoria “poesia” com o livro “Solo para vialejo”, publicado em 2019.

Cida Pedrosa: a ganhadora do Prêmio Jabuti 2020

Cida Pedrosa, de 56 anos, é natural de Bodocó (sertão do estado), município de Pernambuco, e fora eleita como a autora do livro do ano. Ela conta que a obra é uma viagem para dentro de si mesma e para dentro do Brasil.

O Jabuti teve neste ano de 2020 a sua 62ª edição, contando com 20 categorias, algumas delas: história, ensaio, artes, literatura, quadrinhos, etc. E durante o evento foi ainda feita uma homenagem para uma das maiores poetisas brasileiras: Adélia Prado.

As obras inscritas no Prêmio foram analisadas segundos os eixos literatura, livro, inovação e ensaio.

 

Cida Pedrosa: a ganhadora do Prêmio Jabuti 2020

Como vencedora do Prêmio Jabuti, Cida recebeu ainda um prêmio no valor de R$ 100 mil.

Nas redes sociais, a poeta agradeceu e contou estar muito emocionada. E ela ainda comemora por ter recebido esse que é o maior prêmio da literatura brasileira (e de maior destaque na América Latina) no dia do aniversário do seu filho, Vladmir.

A poeta, e também vereadora, é a primeira mulher pernambucana a receber esse prêmio.

O livro de Cida, que possui 128 páginas, demorou aproximados 2 anos para ficar pronto.

Nos poemas ela vai contando um pouco de sua história (ela, a oitava filha de quinze irmãos, saiu de casa para viver com seu irmão que prometeu ao seu pai estudar, trabalhar e levar seus irmãos depois para Recife para que tivessem uma vida melhor, o que fora cumprido).

No livro “Solo para vialejo”, ela conta sobre Bodocó, sua cidade, sobre seu povo, sobra sua cultura e mais. E essa foi a primeira vez que Cida concorreu ao Jabuti.

Cida Pedrosa possui até o momento dez livros publicados, nos quais aborda temas dos mais variados como questões sociais, espaço urbano, entre outros.

Enviar comentário