Foras dos padrões brasileiros, Marcus Quiroga lançará livro de poesia em Portugal

O escritor e poeta luso-brasileiro, Marcus Quiroga, lançará em Portugal um livro de poesia que, em solo brasileiro, estaria fora dos padrões.

Marcus Quiroga livro de poesia

Vencedor do Prêmio Literário Ferreira de Castro neste ano de 2020, Marcus Vinicius Quiroga já possui mais de 26 livros publicados no Brasil e agora lançará seu primeiro livro em Portugal, o qual é intitulado de “Não viajarei por nenhuma Espanha”.

De acordo com o poeta e professor aposentado, que lecionou Literatura e Cultura Portuguesas em universidades, os poemas que compõem o livro estarão repletos de rimas e serão métricas, sendo que ele ainda conta que não tem certeza de que esse tipo de poemas em Portugal.

Mas o que o poeta tem certeza é que no Brasil esses poemas seriam considerados “fora de moda”.

Outra coisa que ele conta é que nas livrarias brasileiras não é possível encontrar obras de poesia de poetas portugueses. Segundo ele, essas obras não são editadas no país. Desse modo, boa parte dos brasileiros desconhece as obras de poesias contemporânea portuguesa.

 

Sobre Marcus Quiroga

Além de poeta, escritor e ter sido professor, Marcus Quiroga também é contista, ensaísta, doutor em Literatura Brasileira e crítico. Ele também tem coordenado oficinas de escrita criativa.

Ele relata que em Portugal tem mais acesso a prosa do que acesso a poesias. Ele conta que um dos primeiros livros que conseguiu da literatura portuguesa foi um do escritor Fernando Pessoa.

Neste ano, o Prêmio Literário Ferreira de Castro teve em seu júri o ensaísta Carlos Reis, que é um dos que Quiroga segue.

E de acordo com o que conta o poeta, esse ensaísta foi alguém muito importante em sua vida literária, pois ele era um leitor assíduo de suas obras e foi através dele que Quiroga aprendeu a Literatura Portuguesa.

No Brasil, Marcus Quiroga recebeu um prêmio recente por seu poema intitulado de “Inventário”.

 

Sobre seu livro de poesia

No livro de poesia que será lançado neste ano, “Não viajarei por nenhuma Espanha”, o escritor e poeta agrupa textos que contém elementos da cultura ibérica (Portugal e Espanha).

Esse livro foi destacado entre os 70 outros candidatos ao Prêmio Literário Ferreira de Castro. O júri destacou nessa obra de Quiroga a sensibilidade do autor quanto ao estilo e também ao tema em si.

Esse livro o autor pretende dedicar aos seus avós que são de Portugal, sendo uma homenagem póstuma. Ele conta que, por esse livro inclinar-se a cultura ibérica, ele também acaba sendo uma referência ao Brasil, assim, tem um significado ainda mais especial para o autor.

Enviar comentário