Poetisa brasileira completa 100 anos de vida

Itagildásia Ferreira Féres, mais conhecida como Dona Nenê, uma poetisa e prosadora Brasileia, completou 100 anos de vida.

Poetisa brasileira completa 100 anos de vida

Nascida em 01 de janeiro de 1922, Dona Nenê é filha de descendentes de família portuguesa, sendo seus pais Aristeu Pedro Ferreira e Alayde Lobato Ferreira.

Ela cursou o primário em Santa Maria Madalena e depois cursou parte do ginasial em Vitória, Espírito Santo. Tempos mais tarde ela retornou para a sua terra natal e ali passou a lecionar na fazenda de Manoel Godinho (ali próximo das Terras Frias).

Poetisa e professora, ela prestou um importante auxílio para o magistério madalenense, tendo lecionado também no Grupo Escolar (Colégio Estadual) Barão de Santa Maria Madalena.

Seus ex-alunos lembram dela até hoje com muito carinho, ressaltando a sua capacidade de ensinar e também a sua linda caligrafia.

 

Um pouco da vida e trabalho da poetisa brasileira Itagildásia Ferreira Féres

Itagildásia Ferreira Féres casou-se duas vezes, sendo o primeiro casamento aos 18 anos, mas seu marido faleceu quando ela tinha 40 anos, em 1962. Desse primeiro casamento nasceram-lhe três filhos.

O seu segundo casamento foi com Calil Féres Mansur, o qual faleceu em 1982. Devido aos seus dois casamentos ela ficou na colônia libanesa e em 2009 recebe o registro como cidadã libanesa, qual é datado de 1955.

Ela vive em Niterói desde o ano de 1975.

Dona Nenê tem o hábito de visitar amigos em outra cidade, onde possui casa, e dessas reuniões boas lembranças afloravam. É compartilhado o seu talento e experiência poéticos, valendo relatar, inclusive, que ela já lançou até agora quatro livros com poesias, trovas e prosas.

O primeiro livro dela, “POR ENTRE TROVAS E VERSOS”, foi lançado em 2010, quando Dona Nenê tinha 88 anos de idade. Já o segundo livro veio em 2012, esse intitulado de “FASES”. Em 2015 ela lança “PINGOS E RESPINGOS” e, por fim, há o seu quarto livro “PENSARES E REPENSARES” lançado em 2018.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    paz e bem ! parabéns poetisa ! beijusss

  • Nilma Lima

    Parabéns ❤❤

Enviar comentário