Poeta ucraniano Shevchenko recebe homenagens nos Estados Unidos

Poeta ucraniano Shevchenko recebe homenagens nos Estados Unidos.

Poeta ucraniano Shevchenko recebe homenagens nos Estados Unidos

Além de poeta, ele também foi pintor e é conhecido na Ucrânia e em outros países por ter lutado pela libertação e pelo grande amor que nutria por sua nação, sendo também considerado o fundador da poesia ucraniana moderna.

Taras Shevchenko nasceu em 9 de março de 1814 em Moryntsi, Ucrânia. Por alguns anos ele esteve preso por haver lutado em prol da soberania ucraniana na Rússia czarista.

Como forma de homenagear esse poeta, nos Estados Unidos, em 1960, foi aprovada uma legislação pedindo para a criação de uma estátua de Shevchenko na cidade de em Washington, a fim de celebrar o 150º aniversário do poeta.

Nessa estátua feita de bronze, e que é mantida pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA, há a seguinte inscrição:

poem

No acervo da Biblioteca do Congresso em Washington, considerada a maior do mundo, estão muitas obras e também livros do artista.

 

Mais homenagens ao poeta ucraniano nos Estados Unidos

O mês de março é marcado por celebrações nos Estados Unidos para o poeta Shevchenko, tanto por suas contribuições para a literatura quanto por suas lutas.

Em Nova York há um rua no East Village chamada de Taras Shevchenko Place e que fica próxima do Museu Ucraniano. Ali no museu houve uma exposição em 2014 a fim de homenagear o artista, a qual fora intitulada de “Taras Shevchenko: poeta, artista, ícone”, essa celebrou o ducentésimo aniversário do poeta e pintor.

Ali perto do Taras Shevchenko Place estão também o Clube Esportivo Ucraniano e a Igreja Ucraniana de São Jorge.

Mais locais nos Estados Unidos que estão prestando suas homenagens ao poeta ucraniano são:

– Há no Instituto de Arte de Detroit uma pintura em terracota de Shevchenko eu foi produzida pelo artista ucraniano-americano Alexander Archipenko;

– Um busto de bronze em Cleveland inclui no Jardim Ucraniano;

– Um pequeno parque na Filadélfia que leva o nome do artista;

– Um concerto virtual em 2021, no Centro Cultural Ucraniano-Americano de Nova Jersey, que teve Shevchenko entre os homenageados.

– Entre outras.

Comentários1

  • kime

    Poetas fazem o mundo mais tolerável, espero que possamos ter mais alcances em breve

Enviar comentário