Poeta traduzido para o chinês é vencedor do Prêmio Internacional Golden Magnolia 2021

O poeta Margarito Cuéllar foi o vencedor do Prêmio Internacional Golden Magnolia 2021.

Poeta traduzido para o chinês é vencedor do Prêmio Internacional Golden Magnolia 2021

Mexicano que teve 38 obras traduzidas para o chinês, já vinha sendo traduzido desde 2015, com suas obras apresentadas em jornais e revistas na China. E isso ajudou o poeta a estabelecer uma relação com o país oriental.

Outros três autores receberam a premiação: o sírio Adonis, o dinamarquês Henrik Nordbrandt e o chinês Zhai Yongming.

No dia 14 de dezembro, durante o Festival de Poesia de Xangai, haverá uma cerimônia onde o autor receberá o seu prêmio.

 

Sobre o poeta Margarito Cuéllar

A produção poética de Margarito Cuéllar compreende mais de 150 obras.

Esse prêmio testifica Cuéllar como um dos mais importantes poetas latino-americanos. Ainda mais porque ele também obteve o um prêmio de poesia pelo Festival Internacional de Lira pela sua obra “Teoria da Beleza (publicada no Equador, 2019)” e também o “Prêmio LX Juan Ramón Hispano-Americano de Poesia Jiménez” pela obra “Ninguém, exceto o mundo (publicada na Espanha, 2020)”.

Há dois livros, ainda inéditos, com os 38 poemas de Margarito Cuéllar em chinês. Enquanto isso ele segue dando aulas na Facultad de Ciencias de la Comunicación (FCC) de la UAN, atendendo aqueles que fazem parte de suas oficinas literárias e desenvolvendo uma de suas atividades fixas, participando de festivais de poesia também.

O poeta conta que fez muitas “viagens virtuais” por diversos países por meio de eventos que aconteceram de forma digital. E que agora é que estão acontecendo as viagens reais.

poem

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    paz e bem ! parabéns poeta !

Enviar comentário