Poeta espanhol Jon Obeso ganha o V Premio Internacional de Poesía Margarita Hierro

O poeta espanhol Jon Obeso foi o ganhador do V Premio Internacional de Poesía Margarita Hierro.

Poeta espanhol Jon Obeso ganha o V Premio Internacional de Poesía Margarita Hierro

Esse concurso recebeu 1.100 obras e foi patrocinado pelo Ayuntamiento de Gerafe (Câmara Municipal de Getafe), com uma premiação no valor de 6.000 euros, algo em torno de 37 mil reais.

Intitulada de “Tala”, a obra de obeso que ganhou o prêmio foi destacada pelo júri por repensar os ser humano sob uma visão que recorre ao assombroso diante do animal e do vegetal. Sua obra traz isso por meio de um estilo mais despojado. Há uma sobriedade no entanto e ele ainda faz um confrontamento a precariedade e necessidade dos vínculos.

Em sua obra Obeso ainda realça a musicalidade nos versos e a potência que cada imagem possui.

 

Mais sobre o concurso internacional de poesia e o poeta Jon Obeso

Luis Domínguez, conselheiro da cultura, comentou que para a Câmara Municipal de Getafe sempre é um prazer poder colaborar com o Centro de Poesia José Hierro para promover a cultura e, em especial, a poesia, pois, nas palavras dele,

Jon Obeso Ruiz de Gordoa nasceu na cidade de San Sebastián, na Espanha, no ano de 1970. Ele é graduado em filosofia pela Universidad del País Vasco e também é responsável pela direção da conferência Koldo Mitxelena Kulturunea Poetika e o Premio Internacional de Poesía Gabriel Celaya.

O poeta espanhol já foi premiado por seu livro “Compañía”, onde ele recebeu em 1995 o Primer Premio de poesía Villa de Pasaia. Já em 1998 ele recebeu o Premio de Poesía Iparragirre Saria pela obra ‘La mirada del acuario’. E essa mesma obra foi vencedora em 1999 do Villa de Pasaia por ‘To Kenón.

Mas obeso é também autor de obras de romance como ‘The age of water’ e ‘Food for moscas’. No ano de 2013 ele também venceu o VI Prêmio de Poesia Blas de Otero Villa de Bilbao com ‘Invenção na pele ‘.

Enviar comentário