Poeta português Fernando Aguiar é distinguido no Prêmio Bernard Heidsieck

O poeta português Fernando Aguiar foi distinguido no Prémio Bernard Heidsieck como umas das personalidades mais destacadas na poesia experimental.

Poeta português Fernando Aguiar

Ele, que também é performer, foi distinguido com o prêmio em Paris, tendo a Menção Especial Fondazione Bonotto. O anúncio da premiação foi feito na última segunda-feira 20/09.

Fernando Aguiar é uma figura importante para a poesia experimental e visual em Portugal. Natural de Lisboa, o poeta possui uma exposição, com obras inéditas, na Ato Abstrato — Galeria de Arte, na própria cidade natal.

Aguiar já publicou mais de trinta livros e fez mais de 40 exposições individuais em vários países.

Mas além de poeta e performer, ele é também artista plástico e organizou diversas exposições, festivais e também antologias de poesia experimental.

E foi com a organização desses projetos de antologias, exposições e festivais que ele contribuiu para a divulgação da poesia experimental portuguesa no âmbito nacional e internacional.

O poeta também esteve presente na secção “Extra 50” da 50ª Bienal de Veneza e também na na 8ª Bienal de Havana.

Uma de suas obras mais diferenciadas é o “Soneto Ecológico”, obra de ‘land-poetry’ composta por 70 árvores plantadas em fileiras (14 filas de cinco árvores) e que fora instalada no município de Matosinhos, em 2005.

 

Sobre a distinção no Prêmio Bernard Heidsieck

O júri do Prémio Literário Bernard Heidsieck – Centro Pompidou 2021, que determinou Fernando Aguiar como uma das mais destacadas personalidades na chamada poesia experimental fez questão de destacar tanto as performances poéticas em decorrência da “construção metódica e semântica através do movimento” e, ainda, destacando o apelo a “objetos, som, iluminação, letras e palavras, onde todos os sinais visuais e linguísticos são esteticamente usados para criar uma nova linguagem”.

Bernard Heidsieck, nascido em 1928 e falecido em 2014, foi um poeta experimental e também sonoro. No ano de 1987 ele esteve na cidade de Figueira da Foz, em Portugal, para participar do Simpósio do 1.º Festival Internacional de Poesia Viva, que aconteceu no Museu Municipal Santos Rocha.

Enviar comentário