Poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro é homenageado no Brasil

A CCSP homenageou o poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro com o lançamento de um livro inédito.

Poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro é homenageado no Brasil

Intitulado de “Poemas tardios”, o livro traz poemas dele que também é ensaísta e artista plástico, que faleceu no Brasil em 2020, em São Paulo.

Mas além do lançamento dessa obra inédita como homenagem do Centro Cultural de São Paulo (CCSP), um espetáculo também foi planejado para homenagear o poeta. O espetáculo musical recebe o nome de “Mar virtual” e traz poemas de Ernesto musicados e que são cantados por sua filha, Eugénia Melo e Castro, sendo ela acompanhada ao piano pelo músico Emílio Mendonça.

 

Mais sobre a homenagem ao poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro

É Edson Cruz o responsável por organizar a obra do poeta português que faleceu em 29 de agosto no Brasil, aos 88 anos. A obra é publicada pela editora Patuá.

Houve ainda o lançamento do catálogo da exposição sob o título “Poesia Experimental Portuguesa” que teve início em 18 de setembro e segue até o dia 14 de novembro deste ano de 2021.

A curadoria dessa exposição ficou a cargo de Bruna Callegari e do poeta Omar Khouri.

Essa exposição faz a celebração dos 60 anos da chamada “poesia pós-verso portuguesa” e são exibidas obras em diferentes meios de comunicação e formatos. Essa a primeira vez que os brasileiros terão um panorama da poesia experimental portuguesa que realizava-se em Portugal desde os anos 60 até os dias atuais.

A mostra reúne cerca de 80 trabalhos de 18 artistas portugueses, agrupando seis décadas de produções poéticas, as quais foram reunidas em diferentes formatos como: fotografias, pinturas, caligrafias, áudios, objetos, vídeos, entre outros.

Dentre os autores portugueses que terão suas obras na mostra estão: Abílio-José Santos, Silvestre Pestana, Ana Hatherly, Américo Rodrigues, Jorge dos Reis, António Aragão, António Dantas, António Nelos, António Barros, E. M. de Melo e Castro, César Figueiredo, Emerenciano, Fernando Aguiar, José-Alberto Marques, Gabriel Rui Silva, Nuno M. Cardoso, Salette Tavares e Rui Torres.

Enviar comentário