Poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro morre aos 88 anos

No último sábado (29/08), faleceu em São Paulo o poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro, aos 88 anos.

Ernesto de Melo e Castro

A informação sobre a morte do poeta foi dada por sua filha, a artista e cantora Eugénia Melo e Castro, em suas redes sociais. Na publicação Eugénia escrevera:

“Um dos mais importantes Poetas e Homem de Artes e Cultura do Mundo”.

Além de poeta, Ernesto também era artista plástico e ensaísta. Até então, ele vivia no Brasil, tendo falecido em São Paulo. Sua morte se deu no sábado à noite.

 

Um pouco sobre o poeta português Ernesto Manuel de Melo e Castro

Ernesto Manuel de Melo e Castro foi licenciado em engenharia têxtil, no entanto sua vida sempre teve uma inclinação para a literatura. Ele fez também doutorado em Letras na Universidade de São Paulo.

No Brasil, onde vivia há mais de 20 anos, Ernesto era um poeta amado, sendo um dos poetas portugueses com obras mais bem recebidas no país.

Em Portugal, o poeta foi pioneiro na poesia experimental e também na engenharia têxtil, isso entre os anos de 1950 a 1960.

Uma outra contribuição importante prestada pelo porta foi essa ligação entre as artes do Brasil e de Portugal.

No Brasil ele realizou uma colaboração recente, tendo atuado ao lado da curadora brasileira Bruna Callegari para realizar a exposição “PO.EX. – Poesia Experimental Portuguesa”, no ano de 2018, exposição qual fora apresentada pela Caixa Cultural de Brasília.

Essa exposição ajudou no arrecadamento de diferentes obras como fotografias, pinturas, áudios, vídeos, entre outras, totalizando 80 peças de 18 poetas tanto brasileiros quanto portugueses. A exposição foi um trabalho realizado para o recolhimento de obras realizadas por cerca de seis décadas.

Sobre o falecimento do poeta português, o embaixador de Portugal, Jorge Cabral, emitiu uma nota apresentando suas condolências à família do poeta Ernesto Manuel de Melo e Castro.

Enviar comentário