A poeta norte-americana Louise Gluck é a vencedora do Prêmio Nobel de literatura de 2020.
Segundo a Academia Sueca, o prêmio fora concedido a poeta devido a sua “voz poética inconfundível, que com uma beleza austera torna a existência individual universal”.
Um pouco sobre Louise Gluck
Louise Gluck, de 77 anos, é professora na Universidade Yale, e teve sua estreia em 1968 com o livro de poesia “Firstborn”. Ela é reconhecida como uma das mais destacadas poetas da literatura norte-americana contemporânea.
A Academia Sueca destaca que a poesia de Louise caracteriza-se pela busca pela clareza. Os poemas da professora abordam temas relacionados a infância, a vida familiar e relacionamentos entre pais e irmãos.
E a Academia ainda destaca que os poemas dela são descritos de uma forma que mostram o quão dura ela é ao confrontar as ilusões do ser.
Sobre o Prêmio Nobel e o Nobel de Literatura
O primeiro Prêmio Nobel foi concedido no ano de 1901, sendo ele nomeado em homenagem a Alfred Nobel, químico que foi o inventor da dinamite. Os prêmios são concedidos em forma de reconhecimento a conquistas nas áreas da literatura, da ciência e também da paz, segundo o testamento de Alfred.
Neste ano de 2020, no entanto, devido a pandemia do covid-19, muitos eventos foram cancelados, o mesmo acontecendo com a cerimônia de premiação que aconteceria neste mês de dezembro na cidade de Estocolmo.
Nos anos anteriores, a cerimônia do Nobel de Literatura passou por polêmica de agressão sexual envolvendo o marido de uma das integrantes da Academia. Na realidade, foi em 2018 que houve a polêmica de agressão sexual, com várias esposas dos integrantes da academia, mulheres que integravam-na também e as suas filhas relataram as agressões. Devido a isso, a premiação de 2018 para literatura foi adiada para 2019, havendo então duas premiações para o Nobel de Literatura.
Comentários1
Paz e Bem ! Parabéns ! Espero ser o próximo ganhador ! rsrsrsrsrsrs
Enviar comentário