Poeta Louise Gluck é vencedora do Nobel de Literatura em 2020

A poeta norte-americana Louise Gluck é a vencedora do Prêmio Nobel de literatura de 2020.

Louise Gluck poeta Nobel Literatura

Segundo a Academia Sueca, o prêmio fora concedido a poeta devido a sua “voz poética inconfundível, que com uma beleza austera torna a existência individual universal”.

 

Um pouco sobre Louise Gluck

Louise Gluck, de 77 anos, é professora na Universidade Yale, e teve sua estreia em 1968 com o livro de poesia “Firstborn”. Ela é reconhecida como uma das mais destacadas poetas da literatura norte-americana contemporânea.

A Academia Sueca destaca que a poesia de Louise caracteriza-se pela busca pela clareza. Os poemas da professora abordam temas relacionados a infância, a vida familiar e relacionamentos entre pais e irmãos.

E a Academia ainda destaca que os poemas dela são descritos de uma forma que mostram o quão dura ela é ao confrontar as ilusões do ser.

 

Sobre o Prêmio Nobel e o Nobel de Literatura

O primeiro Prêmio Nobel foi concedido no ano de 1901, sendo ele nomeado em homenagem a Alfred Nobel, químico que foi o inventor da dinamite. Os prêmios são concedidos em forma de reconhecimento a conquistas nas áreas da literatura, da ciência e também da paz, segundo o testamento de Alfred.

Neste ano de 2020, no entanto,  devido a pandemia do covid-19, muitos eventos foram cancelados, o mesmo acontecendo com a cerimônia de premiação que aconteceria neste mês de dezembro na cidade de Estocolmo.

Nos anos anteriores, a cerimônia do Nobel de Literatura passou por polêmica de agressão sexual envolvendo o marido de uma das integrantes da Academia. Na realidade, foi em 2018 que houve a polêmica de agressão sexual, com várias esposas dos integrantes da academia, mulheres que integravam-na também e as suas filhas relataram as agressões. Devido a isso, a premiação de 2018 para literatura foi adiada para 2019, havendo então duas premiações para o Nobel de Literatura.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Paz e Bem ! Parabéns ! Espero ser o próximo ganhador ! rsrsrsrsrsrs

Enviar comentário