Poeta José Valdir é homenageado com estrela pela Confraria Amigos do Buraco do Candiru

O poeta José Valdir recebe homenagem com estrela da Confraria Amigos do Buraco do Candiru. A homenagem acontece hoje, dia 15/10, a partir das 19:30 na Calçada das Estrelas do Rio Madeira.

Poeta José Valdir é homenageado com estrela pela Confraria Amigos do Buraco do Candiru

Valdir, que é o poeta e professor, teve essa Estrela atribuída por sua contribuição para a formação e o desenvolvimento do estado de Rondônia, nas áreas da Educação e também da Cultura.

A Estrela é uma honra outorgada em Rondônia para aqueles que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento, melhoria e avanço da sociedade do estado. Se tratando de Valdir, ele prestou sua contribuição para o desenvolvimento do estado nas áreas da Cultura e Educação, tendo por isso recebido a Estrela na Calçada.

 

Um pouco sobre o poeta José Valdir

José Valdir Pereira nasceu em Várzea Alegre, Ceará. Ele muda-se em seguida para Porto Velho, em Rondônia, tendo ali vivido parte de sua infância, sua adolescência e uma parte de sua vida adulta. Atualmente ele se divide entre os dois estados.

Ele é poeta, professor e escritor, tendo escrito contos, ensaios, biografias e também escrito letras de músicas, sendo ainda músico amador. Mas ele também atua como consultor técnico em planejamento e financiamento da educação.

Valdir também foi um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, que ocorreu em 10 de junho de 1986. O poeta já publicou cerca de 11 livros.

Ele foi diretor do Cesur – Centro de Ensino Superior de Rondônia, que mais tarde deu origem a Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em 1983 ele foi nomeado como primeiro pró-reitor Acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia, já sendo professor também.

Outros cargos do poeta e professor no Ceará foram: de coordenador de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado, de assessor de Planejamento da Delegacia do Mec e também de coordenador do Projeto de Educação Básica para o Nordeste.

Enviar comentário