Poeta indiano Ranjit Hoskote lança novo livro de poesia

O poeta indiano Ranjit Hoskote lança seu mais novo livro de poesia intitulado de “Hunchprose”.

Poeta indiano Ranjit Hoskote lança novo livro de poesia

Natural de Bombaim, na índia, Ranjit é um crítico de arte, curador, teórico cultural e um premiado poeta, tendo recebido prêmios como: o prêmio de tradução Sahitya Akademi, o Sahitya Akademi Golden Jubilee e o prêmio de literatura SH Raza.

 

Sobre o lançamento do livro de poemas de Ranjit Hoskote

Muitos desconhecem as pérolas da poesia indiana.

E esse lançamento de Ranjit celebra a oitava coleção de poemas do poeta indiano. Nessa obra ele tem o objetivo de levar as pessoas a refletirem sobre os tempos turbulentos que se tem vivido, mas também tem o propósito de celebrar aspectos do ser humano em sua humanidade.

Conhecido por livros como ‘Vanishing Acts’, ‘Central Time’ ‘Jonahwhale’ and ‘I, Lalla: The Poems of Lal Ded’, o poeta indiano traz agora uma coleção de poemas que fazem uso da ironia, tradições, sabedoria e nos instiga a olhar para o mundo e para dentro de nós com “renovado ardor”, como está descrita na sinopse dessa obra.

As obras de Ranjit foram traduzidas para vários idiomas como: o alemão, sueco, irlandês, bengali, marata, espanhol e hindi. E o poeta ainda atua como tradutor, sendo conhecido por traduzir obras dos lendários poetas urdu como Mir e Ghalib.

 

Um pouco sobre Ranjit Hoskote

O poeta indiano muitas vezes é visto como sendo uma extensão a tradição poética anglófona da Índia, tais como outros poetas como Dom Moraes, Nissim Ezekiel, AK Ramanujan, etc.

E o trabalho de Ranjit já foi publicado em revistas indianas e de outros países, tais como: Poetry Review (London), Poetry Wales, The Iowa Review, Nthposition, Green Integer Review, Lyric Poetry Review, Kavya Bharati, Prairie Schooner, West Coast Line, entre outras.

O poeta Arundhathi Subramaniam, quando comentou sobre a poesia de Ranjit na Poetry International Web, disse o seguinte:

poem

Enviar comentário