Acessibilidade e poesia: poeta lança livro com audiodescrição

O poeta Thiago Moura lançou o livro com audiodescrição com o objetivo de promover acessibilidade.

Acessibilidade e poesia: poeta lança livro com audiodescrição

Antes da pandemia, o poeta tinha o costume de levar sua poesia (literalmente) até as pessoas. Ele saí pelas ruas e levar poesia para quem tinha interesse, mas não possuía condições para adquirir seus livros, então ele fazia uma doação.

Mas chegou um dia em que um desafio lhe foi proposto: na Feira Central, um deficiente visual foi até ele e perguntou se o livro ela acessível.

Foi nesse momento que ele se viu no compromisso de elaborar um livro acessível. Nisso, ele passou a manter contato com o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos, o Ismac, o qual possibilitou a publicação do seu livro.

O livro recebeu o título de “Sonsnêtos em Lua Cheia” e foi lançado em comemoração ao Dia Mundial do Livro.

 

Mais sobre o livro com audiodescrição do poeta

O livro é composto por 50 poemas que estão escritos em soneto. E nessa obra, que narra toda uma história, o poeta explora os sons dos vocábulos, imaginando a temperatura de cada palavra, instigando a criatividade do ouvinte e leitor.

No lançamento, além da obra em audiodescrição, ele também lançou o livro impresso e em formato de e-book. Tanto a versão em e-book quanto a versão em e-book serão disponibilizadas gratuitamente para adultos e crianças cegos ou também com baixa visão em todo o estado.

O poeta Thiago Moura conta que no Ismac ele teve aprendizado que precisava para esse projeto, onde passou a entender como era a audiodescrição. Ele aprendeu que é necessário que ela seja feita apropriadamente para que o livro seja considerado como acessível.

Foi no dia 23 de abril que o livro teve seu lançamento, mas o evento aconteceu sem a presença do público, seguindo a recomendação do distanciamento social, a fim de evitar aglomerações. Mas o lançamento foi transmitido ao vivo no Facebook do Ismac e no Instagram do poeta que é: @thiago_poesia

 

Enviar comentário