Poeta e tradutor Ivo Barroso morre aos 91 anos

Ivo Barroso, poeta e tradutor de clássicos da literatura mundial, faleceu na última terça-feira. Ivo foi reconhecido como um dos principais tradutores do Brasil.

Poeta e tradutor Ivo Barroso morre aos 91 anos

O poeta estava internado no hospital São José, no Rio de Janeiro, devido a uma queda que sofreu em sua casa, mas teve uma parada cardíaca.

Ivo é conhecido por haver traduzido obras de autores famosos como Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe, Jane Austen, Italo Calvino e William Shakespeare.

 

Um pouco sobre o trabalho de Ivo Barroso

Entre as traduções de Barroso estão:

– 50 sonetos de Shakespeare (Nova Fronteira);

– “Seis propostas para o próximo milênio: Lições americanas” (Companhia das Letras), de Italo Calvino;

“Arthur Rimbaud: poesia completa” (Topbooks);

– “Os gatos” (Companhia das Letrinhas), de T. S. Elliott;

– “As aventuras de Pinóquio” (Sesi-SP Editora);

– Entre muitas outras espalhadas por editoras de grande prestígio no país.

O poeta foi premiado pela Academia Brasileira de Letras pela tradução da obra de teatro completa de T. S. Eliot, além do que venceu o Jabuti pelo seu trabalho com a poesia de Arthur Rimbaud. Ele também foi o finalista do Prêmio Jabuti com “A Caça Virtual e Outros Poemas”, obra que saiu pela editora Record 20 anos atrás.

Mas ele também investe em obras de sua autoria, tal como o livro recentemente publicado “Breviário dos Afetos”, onde o poeta traz reflexões e também memórias sobre a literatura. Outras obras de sua autoria são: “Poesia ensinada aos jovens”, “Poemas de amor – O mito inconcluso”, “Caixinha de música”, “Nau dos náufragos”, etc.

Barroso, que também é formado em línguas neolatinas, prestou importantes contribuições para a imprensa brasileira, sendo ele um dos fundadores da chamada revista Senhor e também do suplemento dominical do Jornal do Brasil.

O poeta e tradutor Ivo Barroso falece aos 91 anos e deixa a mulher, Silvia Alves Barroso. Foram muitas as suas contribuições para a literatura brasileira.

Enviar comentário