Poeta e atriz Marilza Ribeiro Cardoso morre aos 87 anos

A poeta e atriz brasileira Marilza Ribeiro Cardoso morreu na última terça-feira (01/02) aos 87 anos. A prefeitura de Cuiabá, em Mato Grosso, emitiu uma nota de pesar pela perda dela, que faleceu devido a um quadro de pneumonia.

Poeta e atriz Marilza Ribeiro Cardoso morre aos 87 anos

Em nota, o prefeito de Cuiabá declarou o seguinte:

poem

 

Um pouco sobre a trajetória da poeta, escritora, atriz e psicóloga

Marilza Ribeiro Cardoso nasceu em 27 de março de 1934 em Cuiabá, Mato Grosso. Ela é filha de descendentes de europeus e se dedicou desde muito nova à literatura, tendo publicado alguns contos. Quando tinha 17 anos ela já atuava como locutora numa rádio. E dali em diante mais coisas vieram: ela atuou como produtora de programas, publicou livros de poesia (seis) e recebeu muitas premiações.

E Marilza foi também a presidente da Associação de Mulheres de Mato Grosso.

A importância dela não foi apenas para as artes, como também para a psicologia. Por anos Marilza Ribeiro Cardoso dedicou-se à profissão e ao reconhecimento da ciência como um importante instrumento para a promoção de mudanças em contextos sociais.

A poeta, escritora e psicóloga recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pelos seus 50 anos da profissão, os quais foram completados em 27 de agosto de 2012. Na ocasião, ela foi enaltecida por ter lutado para ampliar os horizontes nas discussões sobre a psicologia. Além do que, ela também lutou contra o preconceito e contra a visão burguesa da especialidade, contribuindo para que existisse o devido reconhecimento.

Foi anunciado que o seu corpo seria cremado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro e que uma urna seria encaminhada para Cuiabá a fim de acontecerem as homenagens de familiares e de amigos.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Triste ficou a poesia ! paz e bem !

Enviar comentário