Morre, aos 75 anos, o poeta polonês Adam Zagajewski

Adam Zagajewski é um dos autores contemporâneos mais conhecidos da Polônia. E a sua fama veio devido ao seu trabalho sobre o ataque de 11 de setembro de 2001.

Morre, aos 75 anos, o poeta polonês Adam Zagajewski

No dia Mundial da Poesia, 21 de março, Zagajewski veio a falecer, sendo que a causa da sua morta não foi divulgada. Quem noticiou o ocorrido foi a editora Krystyna Krynicka (da editora a5).

 

Sobre o poeta Adam Zagajewski

Zagajewski nasceu em 21 de junho de 1945 em Lviv (atual Ucrânia). E além de poeta, ele foi também tradutor, ensaísta e romancista. Ele fora considerado como um dos mais populares autores contemporâneos da Polônia.

Por diversas vezes ele fora citado como um possível ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

O poeta dividia sua vida entre a Polônia e os Estados Unidos, sendo professor de Literatura na Universidade de Chicago.

Mas Adam Zagajewski obteve grande reconhecimento mesmo depois de a revista New York Times escolheu o seu poema “Try to Praise the Mutilated World” e o mesmo fora traduzido para o inglês por Clare Cavanaugh e publicado na revista alguns dias após a tragédia de 11 de setembro de 2001.

A popularidade foi tamanha que Zagajewski passou a ser conhecido também como o “poeta do 11 de setembro”.

Zagajewski foi também uma figura essencial para a “Nova Onda” polonesa, um movimento que fora inspirado pela repressão de forma brutal a movimentos estudantis na Polônia no ano de 1968 pelo regime comunista.

No ano de 1982 o poeta polonês passou a viver em Paris, tempos depois que o general Jaruzelski, último líder comunista polonês, passou a realizar repressão do Solidarnsoc, que foi o primeiro sindicato livre do bloco soviético.

No ano de 2002 ele retorna para a Polônia, ao lado de sua esposa, a atriz Maja Wodecka, indo viver na Cracóvia. O poeta foi ganhador de vários prêmios como: o Prémio Literário Internacional Neustadt de 2004 e o Prêmio Princesa de Astúrias de Literatura 2017.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    Triste ! Paz e Bem !

  • Maria dorta

    Que descanse em paz! E sua obra seja disseminada.

Enviar comentário