Poeta e gari: Jonatã Nunes publica primeiro livro com seus próprios recursos

Poeta e gari, Jonatã Nunes Amarante publica primeiro livro com seus próprios recursos.

Poeta e gari: Jonatã Nunes publica primeiro livro com seus próprios recursos

O poeta de 33, que trabalha como gari, percorre cerca de 30km por dia atrás do caminhão do lixo, mas durante a madrugada escreve seus versos.

“Poeta do Asfalto – O Tempo É Prioritário” é o título do livro publicado por Jonatã. Ele, que reside em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, traz na obra poemas que discorrem sobre o amor, a solidão, incertezas, saudade, entre outros temas do cotidiano.

Esse é o primeiro livro de Jonatã, que há mais de dez ano trabalha como gari, de segunda a sábado. Mas isso não foi impedimento para deixar de correr atrás do seu sonho: a poesia.

Nas madrugadas, o também poeta escreve seus versos, organizando suas ideias no celular. E esses poemas escritos por ele são compartilhados nas redes sociais em forma de texto e também de áudio.

Marcos Rogério Vahl do Amaral de 51 anos, trabalha com seguros, e conhece Jonatã desde que ele era criança. Marcos descobriu pela internet os poemas dele e os dois passaram a trocar ideias.

O Marcos é apaixonado por livros e tanto incentiva a carreira de Jonatã como também tira dúvidas e o aconselha.

Há um texto de apresentação do livro de Jonatã que é Marcos quem assina e lá há o seguinte trecho:

 “Acompanhei o crescimento literário e também como ser humano do então menino serelepe da quebrada. Que Deus ilumine a sua caminhada na literatura e na vida. Eu tenho fé”.

Jonatã tem planos para concluir o ensino médio em 2022 por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

Quando tudo começou para o poeta e gari Jonatã Nunes Amarante

Um dos desejos do poeta e gari era participar de saraus e declamar seus poemas, contudo a pandemia desfez esses planos por enquanto.

Mas isso não o fez desistir. Com a ajuda da internet, Jonatã pesquisou sobre a estrutura de um livro (tamanho, número de páginas, preço, etc.). Alguns orçamentos o fizeram se assustar, mas encontrou uma editora que fechou por um valor que coube no que ele podia arcar.

Segundo ele, para pagar o livro teve que fazer sacrifícios, não tinha nenhum valor guardado. Foi poupando aqui e ali. Durante datas comemorativas os garis ganham contribuições de conhecidos, o que também ajudou Jonatã a financiar o seu livro.

Ele deu uma entrada e parcelou o restante. Mas apenas numa sessão de lançamento simples, que aconteceu na Associação dos Moradores do Rio Branco, que fica próxima de sua casa, num final de semana, ele conseguiu o que precisava para pagar a dívida.

 

O convite e a chegada dos livros

Poeta do Asfalto - O Tempo É Prioritário

Ele imprimiu 50 convites e os foi distribuindo para as pessoas mais chegadas enquanto a caçamba de lixo fazia o percurso. O motorista, que é um incentivador também da literatura, aguardava um pouco para que o poeta fizesse sua abordagem.

Jonatã, que mora no mesmo terreno que seus pais e irmãos, conta que foi uma grande emoção quando chegou a caixa com seus livros. Ele e seus familiares se abraçaram e tiraram muitas fotografias.

Nessa primeira vendagem foram comercializados 30 exemplares do livro. E há outra remessa para receber em breve com centenas de livros.

Quem tiver interesse em adquirir o livro “Poeta do Asfalto — O Tempo É Prioritário”, ele é comercializado a R$ 35 e pode ser adquirido diretamente com o autor pelo Instagram: @nunesdio.

Quando possível, o poeta pretende entregar os livros pessoalmente para quem reside próximo a ele. O livro também pode ser entregue para outras cidades e estados por meio do sistema de entregas dos Correios.

Enviar comentário