Poeta e compositor Bráulio de Castro morre em Recife

Poeta e compositor Bráulio de Castro, conhecido como o “compositor de todos os ritmos”, morre aos 78 anos em Recife.

Poeta e compositor Bráulio de Castro morre em Recife

O falecimento do poeta e compositor pernambucano se deu no último domingo (20/06). Ele estava internado no UTI do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), devido a complicações respiratórias, mas não resistiu.

E o sepultamento foi em sua terra natal, em Bom Jardim, no Agreste do estado de Pernambuco. Ele deixou dois filhos, Estela e Márcio, e a sua parceira musical e esposa, a compositora Fátima de Castro.

No funeral do poeta e compositor houve um cortejo que aconteceu aproximadamente as 15h partindo da entrada de Bom Jardim, em frente ao Ginásio de Esportes Edson Coutinho, e que seguiu até o cemitério da cidade. Na ocasião, fora feita uma homenagem ao artista Bráulio de Castro pelo Grêmio Lítero Musical de Bom Jardim. Na cidade, a prefeitura decretou luto oficial por 3 dias para ele que defendia tanto a cultura de sua terra.

 

Um pouco sobre o poeta e compositor Bráulio de Castro

O artista não era conhecido como “compositor de todos os ritmos”, em vão, suas composições iam do forró ao frevo, sempre levando a marca de sua terra em cada letra e também em cada verso de seus poemas.

E os blocos líricos de Recife tinham o costume de cantarem as suas composições. Mas além disso ele também costuma participar de eventos e debates onde apresentava suas opiniões sobre música e sobre cultura, mostrando a importância delas na sociedade.

O compositor e poeta já participou de muitos eventos e foi ganhador de vários prêmios:

– Conquistou o 1º lugar no “Frevança” com o “Maracatu Quilombo”, qual teve a interpretação da cantora Matilde;

– Sua música “Antes que acabem as flores” ficou em terceiro lugar no “”Festival Globo – Cem anos de Monteiro Lobato”;

– Também conquistou o 1º lugar no “Recifrevo” com “frevo-de-bloco / O banjo de Narciso”, ambas escritas em parceria com sua esposa Fátima de Castro.

Além de muitos outros. O artista deixa aqui um legado.

Enviar comentário