Poesia na orla marítima com jukebox

Quando pensa-se que já se viu de tudo, surge a poesia na orla marítima por meio de uma jukebox.

Poesia na orla marítima com jukebox

A proposta, em Ballycastle, uma pequena cidade localizada na Irlanda do Norte, faz parte de uma iniciativa da Poetry Town que começou no mês de setembro.

Com essa ação será possível levar mais poesia para a vida das pessoas ali. E a jukebox apresenta versões em áudio de poemas escritos por Heather Newcombe e Mairtin Crawford.

 

Poesia na orla marítima com jukebox

O poeta Heather morava em Ballycastle e era uma figura fundamental para estimular as atividades de literatura na cidade e nos seus arredores, incluindo o Ballycastle Writers Group e também o festival anual de literatura ‘Let Me Take You To The Island’ na Ilha de Rathlin.

Enquanto isso, Mairtin, que veio de Belfast, também manteve sua influência na poesia daquela cidade. Os dois poetas são considerados influentes para a literatura local. Com ambos tendo falecido, agora os seus poemas são lidos pelos familiares e amigos.

Até mesmo o prefeito de Ballycastle, Richard Holmes, fez uma visita para experimentar a jukebox. Ele descreveu essa iniciativa da seguinte maneira:

“É fantástico ver as celebrações da Poetry Town em ação em Ballycastle, e a jukebox é uma forma envolvente de incentivar uma maior apreciação da poesia entre todos nós. Gostaríamos de agradecer a Maria McManus da Poetry Ireland e à empresa de produção de artes literárias Quotidian por seu apoio em trazer Poetry Town para nosso Borough e nos permitir fazer parte desta iniciativa emocionante.”

Para o uso da jukebox, basta que a pessoa pressione o botão que fica na parte superior e escolha um poema. E depois é só aproveitar os poemas sendo recitados enquanto aprecia uma bela vista.

Há ainda como os moradores ouvirem os poemas no conforto de casa, pois existem cartazes pela cidade com QR Code: um poema possui um QR Code individual.

Mas a previsão é de que a jukebox fique em Seanfront até o dia 30 de dezembro.

Essa é uma proposta que oferece uma ideia qual outros países deveriam seguir, ajudando na disseminação da boa poesia e, claro, contribuir ainda mais para o turismo.

Enviar comentário