Poesia marca celebração da história negra

A poesia marcou um evento para celebrar a história negra, nos Estados Unidos.

história negra poesia

Imagem: Reprodução/Voice & Viewpoint

Intitulado de “The Gift of Our Ancestors: A Celebration of Black History Month” (em português: “O Presente de Nossos Antepassados: Uma Celebração do Mês da História Negra”), o evento aconteceu em San Diego e contou com uma quantidade pequena de pessoas, apenas 25, sendo algo mais restrito.

Foi no Jacob’s Center for Neighbourhood Innovation onde o evento ocorreu, tendo a presença da poeta e escritora Dra. Mary F. Lenox.

 

Sobre o Jacobs Center e o evento de poesia para celebrar a história negra

O Jacobs Center foi fundado em 1995 e tem como objetivo envolver a comunidade e em criar lugares criativos. O centro tem feito parceria com a comunidade, com organizações, líderes, etc, a fim de revitalizar o sudeste de San Diego.

E no último final de semana esse evento aconteceu com o objetivo de celebrar a história negra com o uso da poesia. A abertura do evento foi feita por Bennett Peji, o vice-presidente do Jacob’s Center for Neighbourhood Innovation, e por Wanda Rogers, diretora e proprietária da Construction Services Workers.

Em seguida a Dra. Mary F. Lenox começou a sua apresentação, contando sobre sua vida e seu trabalho. Depois ela começou a recitar alguns poemas próprios.

Os poemas de Lenox mencionavam diversos temas, tais como o seu poema intitulado “The Great Migration” (A Grande Migração), que fala sobre esse movimento migração que também é conhecido como “Migração Negra” ou “Grande Migração para o Norte”, ou seu poema “Ode to the Sweet Potato” (Ode à Batata Doce).

Outros poemas dela recitados no evento foram: “A tribute to My Mother” (Um tributo a Minha Mãe) e “In Homage to Harriet Tubman” (Em homenagem a Harriet Tubman).

Na ocasião, Lenox contou que ela tentava escrever ao menos um poema todos os dias.

Durante o evento a poeta e escrita também recitou poemas de outros autores, como o poema “Mother to Son” de Langston Hughes e também o poema “Won’t you celebrate with me?” de autoria de Lucille Clifton.

A Dra. Mary F. Lenox nasceu em Chicago, mas agora mora em San Diego, e, ao longo de sua carreira, atuou como pesquisadora, bibliotecária, professora e também atuou como ministra em treinamentos. Lenox possui um Certificado de Estudos Avançados do Chicago Theological Seminary e é também doutora em biblioteconomia.

E a apresentação de Lenox contou com explicações sobre a importância do negro na história da sociedade, apontando figuras ilustres, a medida que recitava seus poemas.

Enviar comentário