“Pasárgada em chamas” marca a estreia de Luís Gustavo Velani na poesia

Disponível para download gratuito em pdf, o livro “Pasárgada em chamas” marca a estreia de Luís Gustavo Velani na poesia.

“Pasárgada em chamas” marca a estreia de Luís Gustavo Velani na poesia

Ainda que alguns não sejam familiarizados com a poesia, pode ser que algua vez na vida já tenha se deparado com o seguinte verso:

“Vou-me embora pra Pasárgada / Lá sou amigo do rei”.

Esse verso é o começo do poema intitulado de “Vou-me embora pra Pasárgada”, o qual fora publicado em 1930 pelo poeta Manuel Bandeira, um importante poeta e modernista de Pernambuco.

 

Sobre o livro de poemas “Pasárgada em chamas” de Luís Gustavo Velani

Pasárgada, tal como o próprio Bandeira relata em seu livro “Itinerário de Pasárgada”, publicado em 1954, é um termo que significa “campo dos persas”. O lugar é apresentado como uma espécie de refúgio do sofrimento e desventuras da vida no que diz respeito a realidade concreta.

E, nisso, o administrador e autor rio-pretense Luís Gustavo Velani, 31, é perseguido pela ideia de algo similar, tendo em vista o cenário atual qual o Brasil se encontra: ameaça a cultura, a educação e as relações sociais, algo que também se intensificou devido a pandemia.

Para o autor, a realidade que o pais vive pode colocar em risco a possibilidade da existência de um refúgio para as dores que todos nós temos. Nisso surge o seu livro de publicação independente intitulado de “Pasárgada em chamas”, onde ele reúne uma série de poemas que marcam a sua estreia no cenário poético.

Velani sempre encontrou na escrita uma forma de elaborar as suas dificuldades pessoais ou mesmo profissionais. Mas quando ele se deparou com a poesia encontrou nela uma ferramenta poderosa, onde ele foi impactado pela obra de Carlos Drummond de Andrade ainda no ensino médio. Para ele, a obra de Drummond lhe apresentou uma forma interessante de estar no mundo.

Os versos que fazem parte do livro de Velani são elaborações poéticas com versos que partem do pessoal e que buscam a identificação no coletivo.

Esse livre pode está disponível para download gratuitamente através do link em seu perfil do Instagram: @velani.autor

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    paz e bem ! parabéns poeta ! abraçoss

Enviar comentário